Notícias

Iveco exporta primeiro caminhão movido a GNV para o Chile

Iveco exporta primeiro caminhão movido a GNV para o Chile

Em parceria com a concessionária chilena Sigdotek (SKC), Iveco exporta primeiro caminhão movido a GNV para o Chile. O modelo é um Stralis NP movido a combustível alternativo que percorrerá os Andes em programação de teste durante um mês.

Segundo a marca italiana, o projeto conta com o novo caminhão Stralis NP 6×2, com motor 460 cv Cursor 13 NP LNG (gás natural liquefeito) Euro VI, fabricado pela FPT Industrial. O objetivo do caminhão é percorrer as estradas dos Andes por 30 dias ininterruptos, com paradas apenas para reabastecer e fazer rodízio de motoristas.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

Entre no nosso podcast

O projeto será possível graças ao apoio da Empresa Nacional de Petróleo (ENAP), empresa estatal dedicada à exploração, produção, refinamento e comercialização de petróleo e seus derivados. Além disso, a jornada conta com o suporte da estação de carregamento Cryolab e da transportadora Santa Maria.

“O teste que estamos realizando, em conjunto com várias entidades, soma-se aos marcos globais da nossa série “Natural Power”, linha de produtos da marca que utiliza combustíveis alternativos. Mundialmente, a IVECO tem uma experiência de mais de 20 anos trabalhando no desenvolvimento de tecnologias que proporcionam soluções para as transportadoras e o meio ambiente. Também continuaremos trabalhando em soluções rentáveis para a região”, diz Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul.

Outras energias alternativas para caminhões e vucs

A apresentação do veículo, um caminhão acoplado a um tanque da ENAP, contou com a participação de autoridades do governo do Chile, da Cryloab e de transportadores. “Temos orgulho de trabalhar por um futuro mais sustentável e lucrativo com o apoio de empresas reconhecidas. O caminhão extrapesado, que atualmente percorre as estradas chilenas, está circulando com um tanque de 60 m3 carregado com gás natural liquefeito que abastecerá o veículo durante o longo percurso”, afirma Marcelo Leonardi, diretor Comercial de Exportações da IVECO na América do Sul.

O executivo destaca que o modelo será abastecido em uma base de GNL na região de Valparaíso e em uma base de GNL na Região de Ñuble (base do Pemuco). O percurso é importante, pois se estima percorrer um total de 36.000 quilômetros e abrir um precedente para demonstrar os benefícios e vantagens desse tipo de veículo para o futuro desenvolvimento desse combustível alternativo.

Iveco exporta primeiro caminhão movido a GNV para o Chile

Iveco exporta primeiro caminhão movido a GNV para o Chile: Certificações

Para colocar o veículo em circulação, várias certificações prévias foram realizadas para a obtenção da autorização. Em um primeiro momento, foi realizada a homologação com o 3CV (Centro Chileno de Certificação e Controle de Veículos) e, em seguida, foi realizada a aprovação do primeiro EESS (estação de serviço) para abastecer o caminhão. Ainda foram realizados testes de funcionamento do posto de abastecimento com o enchimento do posto com GNL, assim como o controle do funcionamento, da temperatura e da pressão do gás para o abastecimento do caminhão.

Após a aprovação do veículo pelas entidades, foi realizada a capacitação técnica dos motoristas que farão as rotas chilenas a bordo do Stralis NP. Entre outras novidades, a Universidade Andrés Bello desenvolveu pesquisas sobre esse veículo com foco nos pilares “conectar, inovar e liderar”, em que serão registrados consumo, emissões, comparações e outros dados.

https://www.revistafreteurbano.com.br/revista/high-tech-o-que-vem-por-ai-no-mundo-dos-vucs/

ÚLTIMOS POSTS