Juntas homocinéticas merecem atenção, segundo a Cofap

Juntas homocinéticas merecem atenção, segundo a Cofap

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 10/06/2022

Hits: 76

Responsáveis pela transmissão do torque e da força do motor para as rodas, as juntas homocinéticas merecem atenção, segundo a Cofap. Fabricante e especialista do componente, a empresa afirma que nos veículos com tração dianteira, permitem maiores ângulos de trabalho nos movimentos gerados pela suspensão e pela direção. Por isso, é importante verificar as condições do componente.

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

A marca Cofap disponibiliza cerca de 400 códigos para o mercado de reposição, de juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas, todos desenvolvidos e homologados de acordo com o padrão das peças originais e que atendem 90% da frota circulante de veículos.

As juntas e os semieixos são componentes com longa vida útil. No entanto, ela pode ser reduzida se o veículo rodar com excesso de carga e desalinhado. Passar por buracos e obstáculos em alta velocidade e arrancadas bruscas também afetam a durabilidade das peças e devem ser evitados. Geralmente a junta homocinética desgastada gera barulhos quando o carro está em movimento ou quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro.

Juntas homocinéticas merecem atenção, segundo a Cofap

Caso isso ocorra, é preciso procurar uma oficina mecânica de confiança e, se for necessário fazer a substituição, é recomendável que a troca seja feita por produtos reconhecidos pelo mercado, como os da Cofap, por profissionais especializados. As juntas homocinéticas integram a segunda maior linha da marca – ficando atrás apenas dos amortecedores – e o catálogo deve ganhar mais 50 novos itens neste ano.

A Cofap também possui em seu portfólio de produtos mais de 120 códigos de kits de reparo de juntas homocinéticas, que atendem 85% dos veículos que rodam o Brasil. Esses kits têm a função de proteger as juntas, evitando o contato com impurezas externas que intensificam o desgaste da peça. São compostos pelas coifas de borracha, anéis, abraçadeiras e graxa e podem ser aplicados nas juntas fixas, deslizantes, trizetas e tulipas. Os kits de reparo Cofap têm como diferencial o material das coifas, que podem ser nitrílicas ou em termoplástico, ambas reconhecidas pela boa resistência e durabilidade, além da graxa de lítio, insolúvel em água, bastante aderente, com capacidade de operar em ampla faixa de temperatura com alta proteção anticorrosiva e antioxidante.

Todas as peças são desenvolvidas e fabricadas de modo a apresentar desempenho equivalente ao do produto genuíno no sentido de garantir a resistência e a confiabilidade tradicionais da marca Cofap.