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Manutenção preventiva deve incluir balanceamento de rodas

Além de verificar motor e freios, a manutenção preventiva deve incluir balanceamento de rodas e alinhamento de suspensão. Esse tratamento específico garante que o veículo esteja pronto para qualquer viagem.

O alinhamento da suspensão de um veículo consiste em garantir que os parâmetros feitos pelos engenheiros de cada montadora, para cada tipo de carro, se mantenham corretos. Toda a geometria de suspensão trabalha para que o contato do pneu com o solo seja feito da maneira mais eficaz possível, garantindo maior aderência e longevidade do pneu. Um carro desbalanceado tem essas eficiências comprometidas, além de gastar muito mais pneu do que o necessário, piorando inclusive o consumo de combustível.

O alinhamento perfeito não é suficiente para garantir por si só o ideal funcionamento do conjunto. O balanceamento de rodas tem que ser realizado para assegurar que não gerem vibração no volante em altas velocidades, que é um sinal claro de que o serviço precisa ser executado. Geralmente, pesos de chumbo são colocados no interior das rodas para que equilibrem o centro de gravidade do conjunto roda e pneu, deixando livre de trepidações ao rodar.

“Um dos fatores que mais promovem economia de pneus, e até de combustível, é fazer a manutenção preventiva na área de suspensão e rodas, realizando alinhamento de pneus e balanceamento a cada dez mil quilômetros rodados. Se o usuário utiliza o veículo por vias esburacadas ou prioritariamente em trechos de estrada de terra, esse período tem que ser reduzido para garantir que toda a saúde dessa área do carro fique em perfeito estado”, disse Fábio Mello, Diretor de Operações Varejo da Campneus.

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