Notícias

Marelli e Omp Racing lançam camiseta biométrica para pilotos

Marelli e Omp Racing lançam camiseta biométrica para pilotos

Com recursos integrados para medição de parâmetros vitais, Marelli e Omp Racing lançam camiseta biométrica para pilotos de competição. O produto é homologado FIA para o sistema VISM (Vital Signs Monitor) e está equipada com sensores têxteis Sensitex e uma unidade de medição que registra e transmite dados.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

O sistema VISM é resultado de estreita colaboração entre a Marelli e a OMP Racing, duas empresas italianas, líderes mundiais no automobilismo.

Segundo a Marelli, o VISM permite monitorar a saúde do piloto em tempo real, através do processamento do eletrocardiograma e da dilatação torácica, dados adquiridos pelos sensores. A análise simultânea dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório oferece a possibilidade de monitorar diretamente o índice de desempenho do piloto e identificar imediatamente quaisquer alterações, estados de estresse e fadiga.

Marelli e Omp Racing lançam camiseta biométrica para pilotos

A camiseta biométrica VISM possui três áreas principais de aplicação: monitoramento de desempenho, coleta de dados para treinamento e segurança do piloto, tudo graças à verificação constante de parâmetros vitais em todas as diferentes situações que caracterizam uma corrida.

A OMP liderou o projeto graças à sua experiência em sistemas de segurança, na produção de roupas à prova de fogo para pilotos e no conhecimento dos padrões de homologação; a Marelli contribuiu com seu conhecimento em eletrônica aplicada ao automobilismo, aquisição de dados e telemetria.

A empresa afirma que o desafio tem sido o gerenciamento de dados confidenciais, como os biométricos, que exigem processos seguros e confiáveis para proteger a privacidade. Isso foi possível graças ao profundo conhecimento do ecossistema dos esportes a motor que possuem duas empresas históricas como a Marelli e a OMP Racing.

“Duas excelências italianas trabalhando juntas para projetar o mundo do automobilismo ao futuro: isso nos deixa particularmente orgulhosos do desenvolvimento do VISM”, diz Paolo Delprato, CEO da OMP Racing. “A colaboração com a Marelli tem sido um grande esforço de equipe, daqueles que fazem você abençoar o momento em que você pegou o telefone para propor o projeto. Foi um enriquecimento mútuo e produziu um ótimo resultado, que combina segurança e desempenho “.

“Compartilhar a paixão pelo automobilismo e inovação. Dois ingredientes fundamentais da colaboração entre Marelli e OMP que levaram à criação do VISM “, destaca Riccardo De Filippi, vice-presidente sênior e CEO da Marelli Motorsport.

“O VISM é uma ferramenta para monitorar os parâmetros vitais dos pilotos profissionais, faz interface direta com os sistemas de telemetria e de aquisição de dados de um veículo de competição e é equipado com um sistema de proteção de dados sensíveis end-to-end, oferecendo total controle ao usuário. Acreditamos que essa experiência é um passo importante no desenvolvimento de sistemas de segurança, além da assistência ativa ao motorista, também para veículos de passageiros”.

ÚLTIMOS POSTS