Notícias

Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos

Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos

Em alinhamento com o posicionamento estratégico global da Daimler, a Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos e autônomos no país. Segundo a empresa, como decorrência, esses inovadores veículos chegarão ao mercado nacional atrelados a um conjunto de soluções de tecnologia, conectividade e serviços, a fim de tornar esses produtos viáveis do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, com a qualidade e a confiabilidade próprias da marca.

Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos
Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos

“Quando os clientes pedirem e o mercado estiver suficientemente maduro para operar com caminhões e ônibus elétricos e autônomos, nós estaremos prontos para atender todas as suas demandas, com produtos e serviços que assegurem eficiência, produtividade, custo operacional adequado e a rentabilidade desejada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Pela facilidade de recarga das baterias nas cidades, acreditamos que os primeiros veículos elétricos serão do segmento de leves em aplicações de distribuição urbana”, informa o executivo. “Isso igualmente acontece com os ônibus elétricos, que também irão operar inicialmente no transporte coletivo urbano. Conforme o desenvolvimento do mercado, a oferta de elétricos avançará para outros segmentos e aplicações rodoviárias”.

Com os avanços no rumo dos caminhões e ônibus elétricos e autônomos no País, a Mercedes-Benz do Brasil se alinha à estratégia global CASE (Connected, Autonomous, Shared & Services e Electric) do Grupo Daimler, que responde às futuras demandas da indústria automotiva.

Mercedes-Benz do Brasil se prepara para a introdução de caminhões e ônibus elétricos

De acordo com esse posicionamento, cada um dos pontos (conectividade, direção autônoma, compartilhamento & serviços e sistemas de propulsão elétrica) tem potencial de mudar a indústria em sua essência. A revolução real, porém, está em conectar inteligentemente esses quatro pilares.

Na visão da Empresa, não basta apenas fornecer caminhões e ônibus elétricos e autônomos, daí o compromisso de oferecer um pacote completo de produtos e serviços que ajudem os clientes a alcançar os resultados previstos e a rentabilidade esperada. Há ainda muitas questões a serem equacionadas, como a autonomia adequada dos elétricos para cada operação, o custo, o ciclo de vida e a recarga das baterias, a infraestrutura necessária para a operação dos veículos elétricos e autônomos e a viabilidade técnica e comercial de ambas as alternativas.

“Essas tecnologias inovadoras chegarão ao mercado num futuro que está cada vez mais próximo”, destaca Roberto Leoncini. “Enquanto isso, a Mercedes-Benz acredita que o melhor para o Brasil, no curto e no médio prazo, é a combinação de soluções com os motores a diesel, combustíveis alternativos e tração elétrica. O portfólio da marca é amplo para oferecer as melhores soluções para os clientes, estando sempre ao lado deles em qualquer circunstância”.

ÚLTIMOS POSTS