Notícias

Mobil indica o lubrificante ideal para cada tipo de veículo

A marca de óleo automotivo Mobil indica o lubrificante ideal para cada tipo de veículo, seguindo as necessidades e as características técnicas de cada um. Essas características alteram e determinam o tipo de lubrificante que deverá ser utilizado para atingir a máxima eficiência dos motores. Qualquer alteração no produto pode prejudicar o funcionamento do sistema como um todo. Por isso, é imprescindível que o consumidor saiba quais são as particularidades técnicas do seu veículo para evitar erros na troca de óleo ou mesmo gastos com reparos no motor ocasionados pela escolha errada do óleo lubrificante.

“Qualidade e segurança são dois importantes pilares da nossa marca. Na produção dos lubrificantes Mobil, cada processo cumpre os mais rigorosos controles de qualidade, o que garante alto desempenho e eficiência dos produtos.  Não à toa, atualmente mais da metade dos carros saem de fábrica com tecnologia Mobil”, explica Priscilla Rezende, gerente de marketing da Mobil.

Entenda as diferentes categorias dos lubrificantes:

Muito se questiona sobre as classificações que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes, como o SAE, API, ACEA e JASO. No caso da API, existem duas subcategorias, a “C” (carros com combustão espontânea) e a “S” (combustão interna – maioria dos automóveis atualmente).

Para o primeiro caso, o máximo encontrado hoje é a sigla “CJ”. No segundo caso, a letra que acompanha o “S” diz respeito à qualidade daquele óleo. O máximo encontrado hoje no mercado é a sigla “SN”, identificada em vários produtos da marca Mobil. Quanto mais próxima a letra for do “N”, maior será a qualidade daquele lubrificante, por exemplo, o “SM”, é de maior qualidade que o “SL”, e assim sucessivamente.

Com relação à classificação ACEA, as siglas são subdivididas em “A” – motores de veículo de passeio, “B” e “C” – veículos leves movidos à diesel e “E” – veículos pesados movidos à diesel. Essas letras estão acompanhadas de um algarismo que vai de 1 (mais baixo) a 7 (mais alto), sendo que somente a subcategoria “E” apresenta o “7”; as demais “A” e “B” vão até o “5” e a “C” até o “3”, também encontrados nos lubrificantes Mobil.

ÚLTIMOS POSTS