Notícias

Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler em evento

Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler em evento

Tendo como palco a cidade de Águas de Lindoia, interior de SP, a Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler em evento. Realizado no final de semana passado, a 17ª edição do Encontro Chrysler Clube do Brasil, mais conhecido como Mopar Nationals, mesmo nome do evento criado nos Estados Unidos em 1981.

Homenageando os ícones da marca, o evento teve cerca de 300 modelos antigos e atuais de marcas como Dodge, Chrysler e Plymouth. Participantes homenagearão ainda dois marcos da Dodge no país – os 50 anos do Dart cupê e dos Charger e os 20 anos do fim da produção da Dakota.

Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler em evento

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos no You Tube

Leia a Revista Frete Urbano

A empresa explica que, nos EUA, a palavra Mopar é sinônimo dos veículos Chrysler, Dodge, Plymouth, DeSoto, Imperial, Fargo, Eagle, Jeep e Ram, marcas que fizeram parte do antigo grupo Chrysler, hoje integrado à Stellantis. São esperados ao redor de 300 carros, entre modelos antigos e atuais, nacionais e importados. Organizado pelo Chrysler Clube do Brasil, o encontro vai comemorar duas efemérides no país.

A primeira é o aniversário de 50 anos da linha Dodge cupê, lançada no ano/modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Para marcar a ocasião, pela primeira vez serão colocados lado a lado os R/T nas quatro cores do catálogo inicial. Algo que nem a própria Chrysler registrou na época. A outra data importante a ser lembrada se refere à Dodge Dakota. Várias unidades da picape estarão presentes, pois neste ano se completam duas décadas da paralisação prematura da produção do utilitário na fábrica de Campo Largo (PR).Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler em evento

Personagem de cinema

O evento ainda terá carros muito especiais como um Dodge Hemi Challenger 1970 único no Brasil, com o icônico motor Hemi 426, então o mais potente do grupo Chrysler. Também se destacará o único Plymouth Road Runner Superbird rodando no país, um exemplar 1970 com motor Magnum 440 (cilindrada em polegadas cúbicas, equivalente a 7,2 litros) e câmbio manual. Trata-se do revolucionário carro representado pelo personagem “Rei” do desenho “Carros” que, por sua vez, é uma homenagem ao piloto Richard Petty, que marcou época com o Superbird na Stock Car norte-americana, a Nascar.

Entre modelos atuais, o Mopar Nationals vai exibir alguns dos melhores Dodge Challenger do Brasil. Como um R/T de motor HEMI 5.7 (como na recém-chegada Ram 1500 Rebel, que também poderá ser apreciada por lá) e câmbio manual, sem igual no Brasil. Um SRT Hemi 426, com capô tipo “shaker”, remetendo aos originais da era dourada dos muscle cars. E ainda um Hellcat que já atingiu mais de 310 km/h no espaço de apenas uma milha (1.609 metros) em uma prova medida.

Somando os participantes que levarão os veículos, familiares, amigos e visitantes, a estimativa da organização é que cerca de 1.500 pessoas circulem pelo evento ao longo dos três dias. “O nosso encontro é, sem dúvida, um dos maiores focados nas marcas Chrysler fora dos Estados Unidos”, afirma o presidente do clube, Lincoln Gomes de Oliveira Neto.

 

ÚLTIMOS POSTS