Nakata dispõe no seu portfólio cruzeta para caminhões Volvo

Nakata dispõe no seu portfólio cruzeta para caminhões Volvo

Posted by: Flávia Gomes
Em: 16/08/2019

Fabricante de autopeças para o mercado de reposição, a Nakata dispõe no seu portfólio cruzeta para caminhões Volvo. O componente atende os extrapesados da montadora sueca, além do modelo Volkswagen 19-330. Segundo a marca, esses veículos possuem significativa frota circulante.

O código NUJ65005 aplica-se nos modelos Volvo FH 420, FM 440, FM 460 e FM 480. Já o item NUJ55005 é destinado para os modelos FH 520, VM 260, VM 310 e VM 330, além do Volkswagen 19-330 Constellation Tractor.

Parte do sistema de transmissão, a cruzeta está instalada no eixo cardan, e permite que a força e a rotação geradas pelo motor sejam transmitidas do câmbio ao diferencial com variações de ângulo.

Os cuidados com a manutenção estão relacionados à lubrificação das cruzetas, respeitando os intervalos recomendados pela montadora do veículo e com a graxa adequada – a base de sabão de lítio extrema pressão grau 2.

Os sinais de desgaste são estalos em arrancadas e troca de marchas, e o aparecimento de vibração na transmissão, ou seja, quando o veículo atinge velocidades mais elevadas o cardan começa a vibrar. Nessas situações o condutor deve buscar o reparo o mais rápido possível, pois a quebra da cruzeta ocasiona parada total do veículo, podendo inclusive danificar outros componentes da transmissão como garfo e terminal do cardan.