Nissan apresenta furgão-conceito para venda de sorvetes

Nissan apresenta furgão-conceito para venda de sorvetes

Posted by: Flávia Gomes
Em: 25/06/2019

Em comemoração ao dia nacional do ar limpo no Reino Unido (“Clean Air Day”), a Nissan apresenta furgão-conceito para venda de sorvetes. A empresa tirou o motor a combustão interna (ICE) do furgão e criou um conceito 100% elétrico e zero emissão.

A montadora fez uma parceria com a fabricante de sorvetes Mackie’s of Scotland, que já utiliza energia renovável eólica e solar em sua pequena propriedade familiar de produção de leite.  O projeto demonstra como uma estratégia “do céu para a casquinha” pode eliminar a dependência de carbono em cada fase da jornada do sorvete.

Muitos furgões que comercializam sorvetes, principalmente os mais antigos, têm motores movidos a diesel, que precisam ficar constantemente ligados para manter o equipamento de refrigeração ligado. Estes motores são criticados porque produzem emissões prejudiciais, inclusive carbono negro, quando deixados em ponto morto. Algumas cidades e vilarejos do Reino Unido estão tomando medidas para banir ou multar este tipo de veículo. O furgão-conceito da Nissan apresenta uma solução em potencial para os comerciantes que queiram reduzir sua pegada de carbono e oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.

O protótipo é baseado no furgão e-NV200, o veículo comercial leve 100% elétrico da Nissan. O furgão-conceito é uma demonstração do Ecossistema Elétrico da Nissan, que utiliza uma combinação de motorização elétrica, armazenagem de energia em uma bateria de segunda vida e geração de energia solar renovável.

“Todo mundo gosta de sorvete, mas os consumidores estão a cada dia mais conscientes a respeito do impacto ambiental destas delícias geladas, desde a produção até o último quilômetro rodado para chegar ao consumidor”, comentou Kalyana Sivagnanam, diretor geral na Nissan Grã-Bretanha. “Este projeto é uma demonstração perfeita da estratégia Nissan Intelligent Mobility, por meio da aplicação de mais de uma década de experiência em veículos elétricos e na tecnologia de baterias para criar soluções mais limpas para produzir energia portátil, utilizando formas que os clientes não esperariam. Ao eliminar emissões prejudiciais provenientes dos gases de escape e aumentar nosso uso de energia renovável, podemos ajudar a tornar este mundo melhor para todos”.

O furgão é alimentado por uma bateria de 40 kWh. Já o equipamento embutido no veículo para conservar o sorvete, que inclui uma máquina de sorvete expresso do tipo ‘soft’, uma gaveta de congelamento e uma geladeira para bebidas, é alimentado pelo sistema Nissan Energy ROAM, que foi revelado recentemente e será vendido ainda em 2019. Projetado para aplicações profissionais ou de lazer, o ROAM é uma bateria de acumuladores portátil, que utiliza células de íons de lítio provenientes de veículos elétricos da Nissan de primeira geração (produzidos a partir de 2010). Esta é uma forma de dar uma segunda vida às baterias dos veículos elétricos da Nissan.

“É muito bacana ter trabalhado em parceria com a Nissan neste projeto, que é o complemento perfeito para nossa própria visão de nos tornarmos autossustentáveis em energia renovável, além de eliminar o carbono da jornada ‘do céu para a casquina'”, comentou Karin Hayhow, diretor de marketing na empresa Mackie’s of Scotland.