Nova Fiat Strada Volcano topo de linha para o transporte exigente

Nova Fiat Strada Volcano topo de linha para o transporte exigente

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 18/02/2021

Acompanhe a avaliação da Nova Fiat Strada Volcano topo de linha para o transporte exigente. Carro no Brasil não é barato, nem os mais populares muito menos os que são movidos a diesel, muito simpáticos ao profissional que usa o veículo para trabalhar. Aí entra a calculadora em cena para verificar o que mais compensa em relação ao custo de operação do trabalho e ao que se gasta com combustível.

Só para fazer um parêntese, em seis meses de vendas, o modelo já vendeu mais de 80 mil unidades, e somente no mês de setembro chegou a ser o veículo mais vendido entre todos os emplacamentos. O que mostra que a Fiat não está para brincadeira com a picapezinha.

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Hoje mostramos a avaliação de um carro muito bacana, a Nova Fiat Strada Volcano, em sua versão topo de linha. Muita gente acha que o modelo talvez seja mais adequado para os que usam a picape para lazer do que para o trabalho, mas nem sempre é assim. Como observadora entusiasta dos VUCs, já vi muita picape topo de linha passando carregada por aí. Motivo? A velha fórmula de pagar mais para ter um carro útil para trabalhar e bacana para passear.

Nova Fiat Strada Volcano topo de linha para o transporte exigente

Em relação ao visual, a picape ficou um mix de Toro e Argo, o que lhe caiu bem, parece maior do que é e ficou mais tecnológica também. A frente ficou mais elevada e o conjunto óptico mais bonito e funcional, com faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). Detalhe esperto foi a grade dianteira que abriga o logo script da marca no centro da peça e traz um discreto e elegante Fiat flag do lado esquerdo.

Nova Fiat Strada Volcano topo de linha para o transporte exigente

Já que é carro de transporte de cargas, a cabine dupla se comporta muito bem. As suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) dão conta do recado, e combinado a um novo posicionamento na traseira permitiu maior vão de carga na caçamba. São 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes.

Em relação aos números, temos na cabine dupla a capacidade de 844 litros e 650 kg. Outro melhoramento que a Fiat oferece ao transportador facilita na movimentação de carga por conta de uma nova tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.

Quando ao trem de força, temos o motor Firefly 1.3 flex 8V, capaz de desenvolver 109 cv a 5.750 rpm e 14,1 kgfm a 4750 rpm quando abastecida com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas e a direção é do tipo eletricamente assistida.

Para fechar, os recursos tecnológicos, que não são poucos, com destaque para o controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, que são itens de série em todas as versões. E a nova central multimídia Uconnect 7”, com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, fácil de usar e muito funcional.

Nessa nossa versão tipo de linha, a Volcano, contamos ainda com vidros traseiros elétricos, câmera de ré, volante multifuncional em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. Além da capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio).

Ficha técnica

Motor: 1.3 Firefly
Combustível Etano/gasolina
Cilindrada 1.332 cm³
Potência 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm/ 109 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Transmissão manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Direção Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas e Pneus 6” x 15” e 195/65 R15
Freios Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Suspensões Dianteira: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora / Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito / Elemento elástico: Molas helicoidais Suspensão

Traseira: Eixo rígido / Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito / Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais

Tanque de combustível 55 litros

 

Dimensões e pesos

Comprimento 4.480 mm
Largura 1.732 mm
Entre-eixos 2.737 mm
Altura 1.595 mm
Capacidade de carga 650 kg
Volume da caçamba 844 litros
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 kg
Peso em ordem de marcha (Std A) 1.174 kg