O que “por na balança” antes de comprar um seminovo?

O que “por na balança” antes de comprar um seminovo?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 24/09/2020

 O que “por na balança” antes de comprar um seminovo? Estrutura, pneus, histórico e mais. Tudo o que você precisa levar em conta, antes de comprar um seminovo.

Não há nada de errado em comprar carros seminovos, pelo contrário, este pode ser um excelente negócio, desde que você saiba exatamente o que está comprando e qual é o seu preço de mercado. No cenário pós-COVID-19, muitas pessoas irão preferir contar com veículos pessoais em vez de sistemas de transporte público, também para manter o distanciamento social. Mas nem todos terão condições de comprar carros novos e, em vez disso, irão preferir investir em carros seminovos. Seja um Volkswagen Polo, um Hyundai IX35 ou um Chevrolet Onix, é fundamental estar atento a alguns pontos antes de fechar negócio, por isso, preparamos uma lista para você ficar por dentro de tudo que deve por na balança antes de comprar seu carro em uma concessionária de seminovos, confira.

AVALIE O EXTERIOR: Antes de qualquer coisa, é preciso verificar a parte externa de carros seminovos, procurando possíveis danos visíveis. Embora pequenos amassados ​​e arranhões sejam comuns, qualquer dano maior pode significar que o carro sofreu um acidente. Além disso, procure cuidadosamente por partes que possam ter sido repintadas. Muitas vezes, os proprietários também pintam as peças para ocultar a oxidação (ferrugem) da chapa de metal base, o que é um problema sério.

 O que "por na balança" antes de comprar um seminovo?

PARA-BRISA E VIDROS: Todos os vidros de carros seminovos, incluindo o para-brisa, têm o ano e o mês de fabricação impressos. Verifique se há alguma janela com um ano de fabricação diferente das outras. Uma data de fabricação diferente, principalmente o ano, significa que o vidro original foi substituído por um novo, possivelmente porque o primeiro foi danificado.

POR DENTRO: Mesmo em modelos cujo o valor é relativamente mais expressivo, como é o caso do Polo ou da IX35, verifique o interior para avaliar se não há danos visíveis (quebrados e arranhões) no painel. Caso identifique qualquer “falha” pergunte diretamente ao vendedor ou responsável pela venda para entender o que pode ter acontecido com o automóvel.

 O que "por na balança" antes de comprar um seminovo?

REVISÕES E HISTÓRICO: Uma olhada no registro de revisões também irá revelar alguns detalhes essenciais sobre os carros seminovos. Em primeiro lugar, você saberá se ele passou por manutenção regular e, em segundo lugar, também fornecerá dados sobre quaisquer peças mecânicas que foram substituídas ou qualquer grande trabalho de reparo realizado no veículo. Sugerimos também que você entre em contato com a concessionária que fez a manutenção do carro e acesse o cadastro de atendimento. Além disso, consulte todos os documentos necessários, como certificado de registro, apólice de seguro, fatura do carro, etc. e certifique-se de que tudo está em ordem.

FAÇA UM TESTE-DRIVE: Embora todas as verificações visíveis sejam necessárias, nada dirá mais sobre carros seminovos do leva-los para um “passeio”. A condição de um carro é revelada no momento em que você dá a partida no motor; se demorar para iniciar, talvez a bateria esteja esgotada. Se a embreagem for difícil de pressionar, isso indica uma possível substituição da embreagem, o que é caro. Quando o motor estiver acelerando, verifique se há algum indicador de erro visível no painel de instrumentos. Consulte o manual do usuário para entender a implicação desses indicadores. Ao dirigir o veículo, verifique se a caixa de câmbio está escorregadia e verifique também se há sons e ruídos indesejados. Também é importante lembrar aqui que uma das melhores maneiras de avaliar carros seminovos é deixar um mecânico inspecioná-los para garantir que está tudo ok – por dentro e por fora -.

OLHE OS PNEUS: Os pneus podem dizer muito sobre as condições de carros seminovos, sejam modelos mais altos – como é o caso do Hyundai ix35 – ou em modelos mais esportivos – como o Volkswagen Polo -. Um carro bem conservado também terá pneus em boas condições. Certifique-se de que todos os pneus são do mesmo tamanho, se não da mesma marca. Além disso, se um carro tiver pneus chineses baratos, isso é uma bandeira vermelha e pode indicar que talvez o proprietário não tenha cuidado bem do carro.

NEGOCIE O VALOR: É normal que vendedores de concessionárias de carros seminovos peça, um preço superior ao valor do automóvel para venda. Mas considere isso como um negócio e tente baixar este preço por meio de um diálogo cordial. É aconselhável que você tenha uma boa ideia do preço de mercado dessa marca e modelo. Existem inúmeras ferramentas online que podem ajudá-lo uma noção sobre isso.

Gostou destas dicas? Quer saber quais são as melhores opções de carros seminovos no mercado e seu custo-benefício? Então não acesse nossos perfis nas redes sociais e confira todos os nossos conteúdos. Se você achou este artigo interessante, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos!