Os aplicativos que te levam para todo lugar

Os aplicativos que te levam para todo lugar

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 08/10/2015

Hits: 10

Categoria; edição atual – subcategoria: colunas

Tecnologia da informação

Por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista

noticia_carro100_800x600Primeiro, os smartphones e tablets chamaram a atenção dos adultos para puro entretenimento. Depois, encantaram por seu poder de multiplicidade, afinal são praticamente computadores e podem executar funções fazer chamadas, navegar na internet, conectar as pessoas nas redes sociais, visualizar e enviar mensagens, ajudar no aprendizado e por que não colaborar na localização…. sim na localização!

Atualmente muitos são os apps (abreviação para aplicativos) que ajudam os motoristas a encontrarem caminhos alternativos para chegar mais rápido no seu destino. E isso não é bom? Claro que é!

Pense em um auxiliar particular que ao mesmo tempo em que te mostra o mapa do seu caminho ainda fala com você, demonstra o trânsito, indica os acidentes que estão próximos, alerta se você excedeu a velocidade, também chama a sua atenção para os postos de combustível que estão oferecendo os melhores preços, tudo isso em tempo real?

Esse aplicativo se chama Waze, é gratuito e está a distância de um simples clique! O Waze ganhou o mundo e ficou difícil sair de casa sem ele. Seu funcionamento é feito por meio de uma comunidade, ou seja, os próprios participantes apontam as situações que estão enfrentando: trafego intenso, acidentes ou obras na pista, se passa por alguma polícia ou veículo quebrado no acostamento. Tudo isso em tempo real, com todos compartilhando para que todos saiam ganhando. Só preste atenção para não clicar quando está dirigindo, hein!

Da mesma forma, se você preferir um aplicativo supercompleto, que está no mercado há bastante tempo, funciona como um GPS, tem orientação de voz, dicas de transporte público, de carro ou pé, com formas fáceis de encontrar endereços pode recorrer ao Google Maps!

Com este aplicativo, que muitas vezes já vem instalado no seu smartphone de fábrica, é possível também, encontrar pontos de interesse e obter direções. Uma das vantagens do Google Maps é que possibilita três visualizações diferentes: ver o mapa normal, ter a visão de imagens de satélite e obter a vista do terreno, dependendo da necessidade do usuário.

Agora, imagine-se na seguinte situação: precisando de um local para abastecer, ou de um ponto para trocar seus pneus ou revisar o veículo, um banco para pagar o IPVA ou aquela conta que você esqueceu ou mesmo uma parada estratégica para fazer uma refeição completa ou um lanche? Talvez a esposa tenha feito uma encomenda quando você saiu de casa e não deu tempo de comprar? É aniversário de casamento e você não quer chegar de mãos vazias em casa, não é? Aproveite então as facilidade deste aplicativo que localiza o que você procura em um toque. O nome é inglês Around Me e significa perto de mim. Fácil de instalar e muito mais fácil ainda de utilizar. Experimente.

Todos esses aplicativos facilitam a beça a vida do motorista, mas lembre-se de utilizar com responsabilidade. Por serem interessantes, muitas vezes tiram nosso foco e você motorista não pode desviar sua atenção do trânsito. Por isso, deixe os aplicativos sempre para o copiloto. Afinal, mais importante que chegar cedo, é chegar vivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *