Notícias

Parceria entre as empresas Total e Citroën completa 50 anos

Parceria entre as empresas Total e Citroën completa 50 anos

Em 2018, a parceria entre as empresas Total e Citroën completa 50 anos. Segundo a companhia de petróleo e gás, desde o início da parceria, em 1968, a Total ajudou a impulsionar o crescimento industrial da Citroën em todo o mundo, fornecendo uma ampla gama de lubrificantes para os automóveis da montadora. De lá para cá, as duas empresas desenvolveram em conjunto lubrificantes específicos para os motores Citroën serem cada vez mais eficientes em termos de consumo de combustível e ambientalmente corretos.

A Total afirma que essa, aliás, é uma preocupação central das duas empresas, que prometeram reduzir drasticamente o impacto ambiental, principalmente o relacionado as emissões de carbono. As equipes de P&D da Total e da Citroën desenvolveram soluções específicas que se encaixam nesse objetivo. E esses esforços culminaram no novo TOTAL QUARTZ INEO FIRST 0W-20, um óleo sintético para sistemas de controle de poluição que, melhora a economia de combustível em até 4%, segundo teste oficial de melhoria de economia de combustível realizado pelas empresas.

De acordo com as empresas, outro importante pilar da parceria entre a Citroën e a Total é a dedicação à excelência e ao espírito competitivo. Desde meticulosas análises de óleo até testes de pista e de corridas de rally individuais, como o Campeonato Mundial de Rally, que permitiu à Total experimentar lubrificantes sob condições extremas para garantir que os carros de corrida e os produzidos em massa pela Citroën apresentem o melhor desempenho.

Desde o Rally de Marrocos, em 1969, a Citroën começou a acumular vitórias com o Citroën DS 21, e continuou sua saga de corridas de rally conquistando 36 vitórias e cinco títulos de construtores na competição, além da Copa do Mundo de Carros de Turismo, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Uma sequência de sucessos entre 2003 e 2012 incluiu oito títulos de construtores e nove títulos de pilotos no Campeonato Mundial de Ralis (WRC).

Em 2014, a Citroën e a Total passaram a disputar o campeonato do WTCC, conquistando três títulos de construtores, três títulos de pilotos e 50 vitórias. Em 2017, as duas marcas começaram de novo no WRC com o C3 WRC e venceram por duas vezes, no México e na Catalunha, na Espanha.

Mathieu Soulas, diretor Executivo da Total Lubrificantes, comenta: “Estamos nos preparando para enfrentar os desafios ambientais, tecnológicos e relacionados ao automobilismo do futuro. A estrada pela qual já viajamos juntos permitiu compartilharmos nossa dedicação à excelência e à inovação focada no cliente. Durante esses anos produtivos, a Total e a Citroën sempre conseguiram encontrar soluções sustentáveis”.

Linda Jackson, diretora Executiva da Citroën Brand, observa que: “Depois de 50 anos trabalhando juntos, podemos nos orgulhar do engajamento das nossas equipes e da tremenda contribuição para essa grande história de sucesso”.

Em comemoração aos 50 anos de união, as companhias aproveitaram para anunciar a renovação do contrato até 2021. Válido globalmente, o acordo estabelece a cooperação para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, além da recomendação exclusiva na montagem dos veículos e no pós-venda com a fabricante francesa. No âmbito técnico-esportivo, a aliança prevê o fornecimento de óleo lubrificante da Total nos desafios da equipe Citroën Racing, no Campeonato Mundial de Rali (WRC – na sigla em inglês).

ÚLTIMOS POSTS