Notícias

Petronas orienta sobre segurança e desempenho de motocicletas

Petronas orienta sobre segurança e desempenho de motocicletas

Em menção ao dia do motociclista, Petronas orienta sobre segurança e desempenho de motocicletas. Segundo a empresa, com aumento expressivo de rodagem nos últimos meses, por conta da quarentena, intervalos de manutenção e checagem ficaram reduzidos, e demandam atenção redobrada dos motociclistas.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

De acordo com os estudos da marca, além do aumento da demanda, fatores como o volume de cargas transportadas e de horas em operação estão diretamente ligados à performance das motos. Pensando nisso, a Petronas Lubricants International (PLI), subsidiária da PETRONAS que fabrica e comercializa uma linha completa de lubrificantes automotivos e industriais de alta performance, vem com recomendações garantir o melhor desempenho da sua moto, além de dicas para que o motociclista identifique ruídos ou condições que indiquem necessidade de revisão.

Veja aqui linha da marca motors híbridos

Faça manutenção preventiva com menor intervalo

Com maior utilização das motos, os períodos entre as manutenções podem diminuir. É preciso avaliar a redução do intervalo de tempo para garantir o funcionamento das peças e do sistema, e é importante que o motociclista esteja atento aos sinais produzidos pela moto. “Qualquer ruído ou condições diferentes sentidas durante a condução da motocicleta podem ser indicativos de uma necessidade de revisão. Vale ressaltar que devem ser respeitadas todas as manutenções indicadas no manual do proprietário da motocicleta, o qual muitas vezes trás cenários de uso, como severo diminuindo o intervalo de troca e manutenção”, destaca Marcelo Capanema, diretor de tecnologia da Petronas sobre a importância da manutenção preventiva.

Verifique os níveis de fluidos e lubrificantes com frequência

Para o bom funcionamento das motos, é importante, por exemplo, que os níveis de lubrificantes e fluidos sejam verificados com mais frequência, e que o período de trocas seja respeitado de acordo com o aumento da utilização da moto e com as recomendações do manual do proprietário. O uso dos produtos corretos e de alta performance, atende a essas necessidades e permite melhor desempenho do início ao fim do período de trocas. “Quando um lubrificante de alta qualidade é utilizado, ele consegue proteger e manter suas funções por muito mais tempo, ou seja, entregando performance durante todo o período de troca indicado”, afirma Capanema.

Atente-se ao uso correto do lubrificante

Para saber qual o tipo de lubrificante ideal para um modelo de motocicleta é necessário consultar as indicações contidas no manual do proprietário. Existem diferenças de viscosidade, qualidade e níveis de desempenho que devem ser respeitados para garantir a máxima eficiência do produto. Os lubrificantes se subdividem em categorias de viscosidade SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), óleos básicos, que podem ser minerais, semissintéticos ou 100% sintéticos, o nível de desempenho internacional como por exemplo a API (Instituto Americano de Petróleo) e a JASO (Organização de Padronização Automotiva Japonesa) e cumprimento de especificações de montadoras de veículos como por exemplo a HMEOC (Óleo de Motor de Motocicleta de Alta Qualidade Projetado para Economia de Combustível).

ÚLTIMOS POSTS