Programa Descarte Consciente Abrafiltros ultrapassa metas

Programa Descarte Consciente Abrafiltros ultrapassa metas

Posted by: Flávia Gomes
Em: 27/02/2019

Implantado nos estados de São Paulo, Paraná e Espiríto Santo, o programa Descarte Consciente Abrafiltros ultrapassa metas e recicla mais de 13 milhões de filtros. Desenvolvido e gerenciado pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em 2012, o programa deverá ser ampliado neste ano para o estado de Mato Grosso do Sul, a depender da aprovação governamental.

“Estamos muito satisfeitos com o cumprimento das metas de reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, estabelecidas no programa Descarte Consciente Abrafiltros, não só porque atendemos às legislações ambientais estaduais e evitamos possíveis multas, mas também porque não geramos danos ao meio ambiente”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros, destacando também que o programa é reconhecido pela excelência por órgãos ambientais.

Em 2018, o programa superou as metas estipuladas nos três estados. Em São Paulo, foram reciclados 828.144,57 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo, em 87 municípios, ultrapassando os 809.985 kg determinados. No Paraná, em 36 cidades, a reciclagem somou 283.812,68 kg, superando a meta de 267.300 kg, enquanto no Espírito Santo foram reciclados 123.378,34 kg em 26 municípios, batendo a meta prevista de 117.500 kg.

Para 2019, a meta é reciclar 1.320.420 kg – equivalentes a mais de 3,4 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo – em 174 municípios, nos três estados onde está implantado. Para São Paulo, o volume estipulado para o ano é de 22% de coleta do que as empresas participantes do programa colocarem no mercado em 107 municípios (16,5%), num total de 908.920 kg. No Paraná, o percentual também é de 22% de coleta em 41 municípios, com previsão de reciclagem de 294.000 kg. Espírito Santo possui meta de 20% de col eta em 26 municípios, contabilizando no final do ano 117.500 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo reciclados. A implantação no Mato Grosso do Sul ainda depende da aprovação da proposta pelo governo.

Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, ressalta que o programa está evoluindo a cada ano e deve ser ampliado com a Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, que incluiu a logística reversa como requisito técnico obrigatório para obtenção ou renovação da licença de operação, no âmbito de fiscalização da CETESB. A responsabilidade é compartilhada e fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de filtros de óleo lubrificante automotivo devem participar de programas de logística reversa. “Ao participar do programa, as empresas cumprem os percentuais de coleta nos estados, com diluição de custos por ser uma iniciativa de interesse de grupo e por ter gestão unificada realizada pela Abrafiltros”, explica.

Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros estão disponíveis no site www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.