Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz

Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 20/03/2020

Visando a mobilidade nas ruas e nas estradas, a Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz, um veículo inteligente e modular, que se adapta a todos o tipo de uso, tanto nos trajetos curtos do dia a dia ou para viagens mais longas.

Feito sob medida, o Morphoz reconhece o motorista quando ele se aproxima e logo lhe dá as boas-vindas. O seu conceito abrange um veículo pessoal que é compartilhado quando não está sendo utilizado por você e foi pensado para ser integrado em vários ecossistemas e favorecer as interações.

Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz

Este veículo futurista reapresenta a visão da Renault para a mobilidade elétrica pessoal e compartilhável a partir de 2025. Chamado de MORPHOZ, ele foi criado com base na futura plataforma modular elétrica CMF-EV da Aliança, para oferecer várias configurações de potência, capacidade e autonomia, além de experiência a bordo e volume do porta-malas.

Fiel ao DNA da marca, o conceito MORPHOZ representa, na estratégia de design da Renault em torno do ciclo de vida, o aspecto relacionado à “Família”. Mas ele não remete apenas a uma visão exploratória da mobilidade. Em seu design, detalhes e apresentação interna, ele também prefigura uma nova família de modelos elétricos Renault, que chegará nos próximos anos.

O principal obstáculo à compra de um veículo elétrico continua sendo a autonomia – real ou suposta – para o uso pretendido. Mas esta ideia restritiva da mobilidade elétrica desaparecerá em breve, e o conceito Renault MORPHOZ é a melhor demonstração disso.

Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz

Renault apresenta o novo carro-conceito elétrico Morphoz: Plataforma elétrica dedicada

Esta visão da mobilidade elétrica, que será personificada pelos futuros veículos da gama Renault, será possível graças a uma base técnica dedicada. O Renault MORPHOZ foi criado com base em uma novíssima plataforma modular 100% elétrica, chamada de CMF-EV.

Assim como a nova CMF-B, inaugurada no ano passado pelo Clio e utilizada no novo Captur, a plataforma CMF-EV também foi desenvolvida em conjunto pela Aliança. Ela permite o design, desenvolvimento e produção de veículos elétricos, oferecendo inúmeras vantagens em relação a uma plataforma desenvolvida para motorizações térmicas ou para um uso misto térmico/elétrico.

Primeiro em termos de estilo: a arquitetura inovadora da plataforma permite que o veículo tenha um entre eixos com rodas posicionadas nos quatro cantos, menor balanço e um assoalho plano. Com isso, há uma mudança radical nas proporções físicas, resultando em visual surpreendente. Associada a uma bateria otimizada, a plataforma CMF-EV permite desenvolver veículos com menor distância do solo e um teto mais baixo, oferecendo uma grande habitabilidade, além de um ganho fundamental em aerodinâmica. Mais curto, o capô do motor permite ampliar a cabine, resultando em linhas mais elegantes.

Esta nova plataforma também oferece uma condução dinâmica, com chassi e estrutura otimizados para o veículo elétrico, bem como um centro de gravidade mais baixo, graças à localização das baterias embaixo do assoalho, na traseira.

Por fim, em termos de experiência a bordo e disposição interna. Menos volumoso que um motor térmico, o motor elétrico utilizado na plataforma CMF-EV permite otimizar e deslocar o painel de bordo para aumentar o volume carga e o espaço para os passageiros – principalmente para os joelhos no banco traseiro. A ausência de túnel do eixo de transmissão também permite ter um assoalho plano, oferecendo mais espaço para as pernas. Agora, os veículos poderão oferecer uma habitabilidade que só era vista anteriormente no segmento superior.