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Sprinter elétrica encerra os testes de inverno em Arjeplog

Com lançamento programado para o segundo semestre de 2019, a Sprinter elétrica encerra os testes de inverno em Arjeplog, na Suécia. A equipe de desenvolvimento da Mercedes-Benz submeteu a eSprinter a vários testes, em temperaturas que chegam a menos 30 graus, com estradas congeladas e neve profunda.

Os veículos foram submetidos a numerosos testes complexos num campo de provas próximo ao Círculo Polar Ártico, como por exemplo, condução sobre um lago congelado a fim de examinar os efeitos do frio extremo na dirigibilidade, na ergonomia e no conforto, usando tecnologia especial de medição. A função de partida e a resistência às baixas temperaturas dos componentes de acionamento, softwares e interfaces foram testados em células especiais a frio.

Como os veículos respondem às diferentes condições climáticas é uma questão crítica para o funcionamento dos comerciais leves elétricos em operações de rotina severas, como para o setor de entregas (courier, expressas e pacotes). Com uma autonomia de cerca de 150 km, quando configurada com uma bateria com capacidade de 55 kWh, a eSprinter é projetada para os serviços de distribuição de curto percurso, dentro das cidades. A fabricante afirma que os testes na Suécia demonstraram que mesmo nas condições desfavoráveis, uma autonomia de cerca de 100 km ainda é disponibilizada ao cliente.

Quem dirige diariamente um veículo comercial leve tem altas exigências quanto ao posto de trabalho do motorista. Mesmo com temperaturas muito abaixo do congelamento, é preciso limpar o gelo das janelas tão rápido quanto é possível aquecer a cabina do motorista de maneira eficaz. Para tanto, a temperatura dos veículos de teste e de suas baterias foi reduzida a extremos em células de refrigeração especiais para testar o comportamento de partida e o gerenciamento térmico durante as chamas “partidas a frio”.

Mais um elemento importante do teste: o comportamento para carregar as baterias. A eSprinter está equipada com um recurso de carga rápida integrado, com o qual é possível recarregar cerca de 80% de sua capacidade em 30 minutos – essa é uma grande vantagem para a rotina diária de um veículo que precisa funcionar com a mesma eficiência em qualquer temperatura.

Da mesma maneira, a condução no gelo e sob neve, bem como a resistência dos componentes às condições de inverno, são vitais para as operações do dia a dia. É exatamente isso que a equipe de mais de 30 engenheiros, especialistas em eletrônica e mecânicos da Mercedes-Benz Vans asseguraram por meio de numerosos testes em Arjeplog. A conclusão dos responsáveis foi que a eSprinter está apta a enfrentar as operações dos clientes – mesmo nas condições do Ártico.

“Mais uma vez, exigimos muito da nossa eSprinter durante os testes finais de inverno”, diz Benjamin Kaehler, chefe da eDrive@VANs da Daimler AG.  “Especialmente com relação ao gerenciamento térmico, tão importante para os veículos elétricos, conseguimos obter conhecimentos que tornarão a eSprinter ainda mais segura e confortável. Estamos muito orgulhosos dos resultados e esperamos oferecer logo aos nossos clientes um produto extremamente confiável, independente das condições de operação”.

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