Notícias

Umicore reforça a função do catalisador no combate à poluição

Umicore reforça a função do catalisador no combate à poluição

Com foco na preservação do meio ambiente, Umicore reforça a função do catalisador no combate à poluição. A marca explica que os veículos são responsáveis por uma parte significativa da poluição do ar, sendo que os automóveis geram 72,6% das emissões de gases tóxicos, segundo um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Com isso, é essencial o foco em soluções para o controle desses gases.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Frete”

O catalisador, principal peça do sistema de emissões dos veículos, é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em substâncias inofensivas. O componente transforma HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de nitrogênio), gases provenientes do motor à combustão, em vapores que não prejudicam o meio ambiente e a saúde, como H2O (água), N2 (nitrogênio) e CO2 (gás carbônico).

“A função do catalisador é de extrema relevância para o meio ambiente e para saúde. Sem o componente, os veículos poluiriam de cinco a dez vezes mais, em média. A peça ainda evita que uma tonelada de material poluente alcance o ambiente durante a sua vida útil, que varia de 10 a 15 anos. Isso equivale a 110 quilos de gases tóxicos evitados por ano ou 300 gramas por dia para cada veículo”, destaca Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

Umicore reforça a função do catalisador no combate à poluição: Motorista deve se atentar às revisões

Os motoristas também podem contribuir no combate às emissões, garantindo o bom funcionamento do catalisador, com revisões periódicas no sistema de exaustão para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes.

“Além do catalisador, é importante ter atenção com outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível”, ressalta o executivo da Umicore.

Saiba sobre manutenção do filtro de partículas nos veículos diesel aqui

ÚLTIMOS POSTS