Notícias

Veículos conectados e big data permitem evitar acidentes

Segundo um estudo de dois anos realizado pela Ford na Europa, veículos conectados e big data permitem evitar acidentes de trânsito, identificando os locais onde eles são mais prováveis e adotando medidas preventivas.

Durante um ano, especialistas em mobilidade da equipe City Insights da Ford (antes chamada City Data Solutions) registraram situações de quase-acidente, como freadas e manobras bruscas, em veículos conectados rodando em Londres. Eles também pesquisaram boletins de ocorrência para identificar os trechos das vias com maior probabilidade de acidentes.

“Usar dados para identificar onde a ocorrência de acidentes é mais provável é uma coisa – provar que o conceito funciona é outra”, diz Jon Scott, líder de projeto da Ford Mobility na Europa. “Estamos levando um passo à frente o conceito inovador de segurança viária preditiva, envolvendo especialistas em engenharia civil para entender as razões por trás dos acidentes nesses locais e sugerir ações para evitá-los.”

Para entender melhor por que certos pontos tinham um número maior de ocorrências, a Ford trabalhou com a Traffic Watch UK, empresa líder em gerenciamento de tráfego do Reino Unido, para registrar e analisar o comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres em oito pontos considerados críticos. Os principais problemas identificados foram:

– Travessia de motoristas e ciclistas no sinal vermelho;

– Sinais de trânsito encobertos por vegetação ou mal posicionados;

– Pistas mal conservadas, incluindo tampas de bueiro rebaixadas; e

– Ruas estreitas que geram conflito entre os usuários.

“Provavelmente, não é coincidência que onde havia frenagens e manobras bruscas também encontramos desrespeito aos semáforos e sinais de trânsito encobertos”, diz Amanda Wickens, diretora da Traffic Watch UK. “Sem dúvida, a combinação de tecnologia conectada inteligente e análise de dados dos veículos pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito no futuro.”

Agora, a Ford está compartilhando os dados da pesquisa com as autoridades locais de trânsito, mostrando que melhorias relativamente simples nas ruas e cruzamentos podem ajudar a aumentar a segurança. As sugestões incluem o uso de câmeras para evitar que motoristas passem no sinal vermelho, podar a vegetação para tornar a sinalização visível, o recapeamento de ruas, o nivelamento de bueiros e a revisão do projeto de cruzamentos para que as faixas de rodagem tenham a largura adequada.

A análise de dados em tempo real também permitirá que, no futuro, problemas como um semáforo apagado sejam resolvidos rapidamente. A Ford também trabalha com outras cidades, como Valência, na Espanha, e Colônia, na Alemanha, para identificar outras oportunidades de uso desses dados.

“Com a Ford Mobility, estamos levando a experiência da Ford além dos veículos para ajudar a resolver problemas mais amplos no ambiente da mobilidade urbana. Nossa missão é ajudar as pessoas a se mover com segurança e confiança”, diz Sarah-Jayne Williams, diretora da Ford Mobility na Europa.

ÚLTIMOS POSTS