Notícias

Vipal Borrachas lança novas máquinas para reforma de pneus

Vipal Borrachas lança novas máquinas para reforma de pneus

A fabricante de produtos para reforma e reparo de pneus Vipal Borrachas lança novas máquinas para reforma de pneus: a Orbitread e a Orbicushion. Em 2016, a empresa havia iniciado neste segmento com o lançamento da máquina para raspagem de pneus VR01 Smart, nas versões Uno e Duo (uma ou duas posições de raspagem, respectivamente).

Vipal Borrachas lança novas máquinas para reforma de pneus
Vipal Borrachas lança novas máquinas para reforma de pneus

As novas máquinas foram lançadas durante a Pneushow 2018, ocorrida em junho. Uma delas é a Orbitread VOT2200 Heavy Duty, desenvolvida para aplicação de tira de borracha (orbitira) na reforma de pneus agrícolas. O outro equipamento, a Orbicushion, vem em três versões: VOC560 Cargo, VOC760 Cargo e VOC1160 Cargo, todos voltadas para aplicação de borracha de ligação no processo de reforma de pneus com a vantagem de oferecer baixo custo.

De acordo com a empresa, a Heavy Duty é inédita no Brasil e conta com diversas funcionalidades alinhadas com o que existe de vanguarda no mercado internacional. A Vipal afirma que a Cargo, além do baixo custo, utiliza componentes de grande qualidade e robustez, suprindo de forma otimizada as demandas da aplicação de ligação nas reformadoras.

Segundo o Diretor Comercial e Marketing da Vipal Borrachas, Guilherme Rizzotto, “os lançamentos das novas máquinas seguem a constante estratégia da empresa de apresentar inovações para o mercado, oferecendo sempre as melhores soluções para os nossos clientes”. Rizzotto comenta ainda que “a Vipal já investe em soluções de maquinário para a Vipal Rede Autorizada, como foi o caso da VR01 Smart Uno e VR01 Smart Duo, primeira linha de equipamentos que lançamos. As novas máquinas vêm agora para potencializar o portfólio de produtos da Vipal”.

A Vipal afirma que a tecnologia empregada na Orbitread VOT2200 Heavy Duty possibilita uma série de vantagens para os reformadores da Vipal Rede Autorizada. A começar, a redução no volume de estoque, visto que não existe necessidade de compra de diversos tamanhos de camelback. Igualmente, diminui o desperdício de matéria-prima para setup inicial e ajuste para as dimensões dos moldes. Também há uma “maior precisão e consistência na aplicação do material no pneu devido à leitura dimensional do pneu durante todo o processo”, sinaliza Evandro Rossi, Gerente de Engenharia Industrial da Vipal. Segundo a empresa, o reformador tem ainda a garantia de ergonomia e segurança na operação, bem como um processo mais ágil, com cobertura do pneu em menor tempo. A estrutura da máquina, desenvolvida para trabalho pesado, proporciona estabilidade dimensional e vida longa ao equipamento. Isso sem falar no sistema que auxilia no controle de custos, indicando a quantidade de borracha por pneu.

De acordo com a fabricante, as máquinas Orbicushion VOC560 Cargo, VOC760 Cargo e a VOC1160 Cargo trazem como ganhos a redução no consumo de matéria-prima e maior precisão e consistência na aplicação do material no pneu, além de reduzirem o tempo no processo de reforma e aumentar a qualidade do produto final.

A equipe da Vipal pode realizar a manutenção através do suporte remoto para ambas as máquinas. “Suas interfaces, feitas através de computador e supervisório, garantem agilidade, operação amigável e conectividade com sistemas de TI, proporcionando troca de informações com sistemas de automação de chão de fábrica”, diz o Gerente de Engenharia Industrial da Vipal.

A VOT2200 Heavy Duty é dotada de sistema de leitura do perfil do pneu raspado, o que permite que a máquina realize a leitura das dimensões do pneu a ser trabalhado através de um scanner desenvolvido pela própria Vipal. Por meio deste software, o perfil do pneu é desenhado em um gráfico onde são carregados os parâmetros para a construção automática do mesmo. “A máquina possui também conexão remota, possibilitando o suporte técnico à distância, diferencial que somente a Vipal possui no mercado brasileiro”, ressalta Rossi.

Ainda, segundo Rossi, possibilita que as receitas sejam pré-determinadas através do dimensional do molde. “No que se refere ao ajuste na própria máquina, este é feito automaticamente e sem a necessidade de força humana, contando também com sistema de posicionamento de calços dos pratos totalmente automatizados e vinculado à receita do pneu”, complementa.

Também capazes de fazer receitas pré-determinadas através de cadastro de produtos, as três versões da máquina VOC Cargo contam com interface “touch screen” para operação do equipamento e componentes de automação de última geração.

“A Orbitread e a Orbicushion vieram para inovar no segmento de reforma de pneus no Brasil. Por isso podemos afirmar que são mais que simples máquinas: são uma revolução em performance”, destaca Guilherme Rizzotto.

ÚLTIMOS POSTS