60 anos de história: ZF do Brasil comemora bodas de diamantes

60 anos de história: ZF do Brasil comemora bodas de diamantes

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 24/10/2018

Hits: 13

Uma empresa com visão para o futuro mas que não deixa para trás a sua história. A ZF do Brasil está completando 60 anos de operações no nosso país acompanhando e participando com plenitude da evolução da indústria automobilística e oferecendo soluções em quase todos os sistemas para os seus clientes de OEM (Equipamentos originais) e mercado de reposição.

De origem Alemã, a ZF nasceu oficialmente há 103 anos pelas mãos de Conde Ferdinand Von Zeppelin, o mesmo que criou o Zeppelin, uma inovação para a época, que foi perdurada até os dias de hoje por todos os países onde atua. A unidade brasileira foi a primeira planta da ZF fora da Alemanha, onde sempre usou as melhores práticas e mais modernas formas de desenvolvimento em suas linhas de montagens e na qualidade reconhecida dos seus produtos.

Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, conta que nas primeiras décadas no País o foco estava em produzir componentes mecânicos para atender integralmente as demandas da indústria automotiva.

“Hoje, além de continuar construindo e modernizando produtos mecânicos e manter sua excelência no que sempre fez, a ZF não apenas acompanha a nova tendência que se apresenta em todo o mundo, como direção autônoma, eletromobilidade e conectividade, como também mostra caminhos e abre novas possibilidades por meio de suas constantes pesquisas e inovações”, afirma.

Com sua fábrica montada em São Caetano do Sul, SP, no ABC Paulista, a ZF iniciou em 1959 a produção de transmissões, fornecendo para o lendário DKW, que era produzido sob licença pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag).

Os anos foram passando e a empresa expandindo sua produção para outras montadoras, como Volkswagen, Scania e Ford, e se tornou reconhecida entre fabricantes, motoristas e mecânicos. Logo levou sua fábrica para São Bernardo do Campo/SP, para ficar mais próximos desses clientes.

Presente em todos os sistemas

Em 1967, a empresa lançou a primeira transmissão para veículos pesados: a AK655, utilizada em larga escala nos caminhões Mercedes-Benz LP 331. Depois a Chevrolet passou a equipar seu esportivo de luxo, o Opala, com a direção hidráulica desenvolvida pela ZF, o que aconteceu com outros modelos em seguida.

A partir disso, a empresa decidiu ampliar seu portfólio diversificando sua atuação no mercado nacional, buscando também atender com alta tecnologia outros setores em franca expansão, assim começou a produzir no País reversores marítimos.

Em duas décadas por aqui a ZF já era uma gigante das autopeças, e por conta da diversificação de suas operações, foi para uma área maior na cidade de Sorocaba, SP, local onde se encontra até hoje. As duas plantas formam a Divisão ZF SACHS Powertrain e produzem também embreagens para veículos comerciais e de passeio de diversas montadoras.

Na ZF SACHS Argentina é onde são produzidos os amortecedores e em 2001, a ZF Lemförder do Brasil inicia as operações no complexo industrial de Sorocaba. Dois anos depois, essa unidade foi integrada à ZF do Brasil, tornando-se Divisão ZF Lemförder Tecnologia de Chassis Para Veículos.

Em 2012, aqui no Brasil, a ZF iniciou a produção da primeira transmissão automatizada aplicada em ônibus urbano, a AS Tronic Lite. Em 2015, a marca adquiriu a a gigante americana TRW Automotive. A união das duas empresas sob o guarda-chuva da ZF criou o terceiro maior fornecedor automotivo no mundo, com um volume de vendas de mais de 30 bilhões de euros (US$ 41 bilhões) e cerca de 130.000 trabalhadores.

É uma longa história que se revete em tecnologia para todos os seus clientes de montadoras e reposição. A ZF tem um olhar no futuro, buscando estar envolvida em desenvolvimento de veículos eletrificados e direção autônoma, com o lema Vision Zero, ou seja, zero emissões e zero acidentes.