A hora e a vez da eletrificação na distribuição urbana

A hora e a vez da eletrificação na distribuição urbana

VUC elétrico: A hora e a vez da eletrificação na distribuição urbana. Eles já estão rodando nos grandes centros do Brasil, transportando diversos insumos sem emitir uma gota de poluentes. Com foco na sustentabilidade, grandes empresas já adotaram o uso de veículos urbanos elétricos para distribuição. A missão é contribuir para a preservação do meio ambiente, já que o diesel é um dos principais vilões das emissões de poluentes na atmosfera.

O Brasil está dando os primeiros passos rumo a eletrificação, isso acontece principalmente por contas das leis mais rígidas em relação à redução de impacto ambiental. No Brasil, por meio do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares), que foi instituído a partir da Resolução Conama nº 18, de 6 de maio de 1986, o objetivo é basicamente de reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores para atender os Padrões de Qualidade do Ar, especialmente nos centros urbanos, entre outros pontos.

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As determinações estabelecem a redução dos níveis de emissão de monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, fuligem, material particulado e outros compostos poluentes nos veículos comercializados no país. No momento, estamos na fase L-7 para veículos leves e P-8 para veículos pesados, ambas com início em 1º de janeiro de 2022.

Essa nova regulamentação fez as montadoras se mexerem para oferecer soluções mais limpas para os transportadores e, além das evoluções tecnológicas para motores diesel mais eficientes, temos também uma ofensiva no mercado dos veículos elétricos.

Modelos disponíveis no mercado

Fizemos uma coletânea dos principais VUCs 100 % elétrico, caso você queira entrar para o clube da emissão Zero de poluentes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi a primeira, e desenvolveu um modelo de caminhão elétrico totalmente brasileiro, que já roda em quantidade no Brasil. Trata-se do VW e-Delivery, que é oferecido em duas versões de Peso Bruto Total (PBT): 11 ou 14 toneladas.

O VUC oferece duas opções de baterias: 105 kWh de capacidade e 110 km de autonomia ou 190 kWh e 250 km de autonomia. Segundo a VWCO o e-Delivery é capaz de alcançar os 300 kW (408 cv) de potência e 2.150 Nm (220 kgfm) de torque.

Recentemente, a Jac Motors também embarcou na tecnologia dos elétricos, com o modelo de caminhão Jac iEV1200T, disponível nas versões: iEV1200T com PBT de 7,5 Toneladas e capacidade de carga líquida de 4 Toneladas com ou sem tomada externa de 3,5 KWH; e iEV1200T Plus com PBT de 8,5 toneladas e capacidade de carga líquida de 4,98 toneladas com ou sem tomada externa de 3,5 KWH. A autonomia chega a 200 km rodados.

Jac iev1200T

A caminho a montadora chinesa tem outro produto que promete entrar na cena da distribuição urbana com muito sucesso, furgão E-JV 5.5 100% elétrico, com capacidade para 5,5 m3 e mais de 800 kg de carga.

A Stellantis, por meio das marcas Peugeot, Citroën e Fiat, já mostrou que não quer ficar para trás na corrida pela distribuição eletrificada. No começo do ano apresentou os modelos Peugeot E-Expert e Citroën Ë-Jumpy.

O utilitário Peugeot e-Expert tem versão única, e funciona com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

eletrificação na distribuição urbana
Peugeot E- Expert

Segundo a marca, o suficiente para que o veículo faça muitos deslocamentos sem necessidade de recarga, especialmente dentro dos grandes centros urbanos. O motor elétrico do modelo é capaz de gerar 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm).

O Citroën Ë-Jumpy é montado na mesma plataforma que o Expert, e além do motor elétrico, vem com um pacote completo de tecnologia que prioriza a segurança, como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, indicador de fadiga, freio de estacionamento elétrico.

Citroën Ë-Jumpy

Em relação a capacidade de carga são 6,1 m³ de volume de carga, 1 tonelada de carga útil e altura de 1,94 m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem.

Por último foi a vez do Fiat e-Scudo, que também tem a autonomia de 330 km, sendo equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato. Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos.

O e-Scudo, importado da França, não emite CO2, muito menos ruídos ou vibrações, e foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico, que garantem a autonomia do utilitário.

Fiat e-Scudo

Comprar um veículo elétrico para distribuição urbana é um investimento de peso, as montadoras, porém, garantem uma média de 5 anos para que ele se pague, considerando que o custo de manutenção fica cerca de 20% mais baratos do que o veículo com motor a combustão, além da economia do diesel, é claro.

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