Agreste de Pernambuco deve proibir o uso de canudos plásticos

Agreste de Pernambuco deve proibir o uso de canudos plásticos

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 21/04/2019

No começo de abril, acontece a votação final de um projeto de lei que proíbe o uso de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais de Caruaru, que fica no Agreste de Pernambuco. A justificativa apresentada por um parlamentar local é que os canudos de plásticos são nocivos ao meio ambiente e pode trazer vários problemas à saúde.

Canudos de plástico não são os únicos vilões e poluidores do meio ambiente. Por ano, para se ter uma ideia, a humanidade despeja mais de 10 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos. Desse total, apenas 0,03% são de responsabilidade dos canudos de plástico. Temos outros poluidores como as sacolas, garrafas plásticas, cigarros e tampas de garrafa. Mas por que apenas a utilização de canudos de plástico está sendo proibida.

O canudo é apenas um começo, segundo os ambientalistas, para aprofundar as discussões sobre a utilização e consumo diário de plásticos e outros tipos de embalagens poluidoras. O que os ativistas esperam é que a partir da conscientização do impacto que causa ao meio ambiente a utilização de canudos de plástico, as pessoas deixem de utilizar outros produtos que são mais poluidores que o próprio canudo.

Sabemos dos danos que os resíduos plásticos causam para a vida animal, além de liberar elementos químicos. Nos Estados Unidos são utilizados mais de 500 milhões de canudos diariamente. Se continuar nesse ritmo, haverá mais plásticos do que peixes no oceano até 2050, dizem os cientistas.

O mundo está banindo o consumo de canudos. As cafeterias Starbucks não mais usarão em lojas de todo o mundo até 2020. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a proibir o uso de canudos. E Caruaru agora está seguindo pelo mesmo caminho.

Alternativas existem alternativas ecológicas para substituir o uso de canudos de plásticos e que você pode adotar e evitar o impacto ambiental.
1. Canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável. É reutilizável, lavável, natural e leve.
2. Canudos de papel são alternativas menos nocivas, uma vez que se biodegradam mais facilmente.
3. Canudo de palha é muito amigável ao meio ambiente. É leve e biodegradável.
4. Canudo metálico pode ser levado a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos.
Você também pode utilizar o bom e velho copo, só não pode ser descartável!

A coluna Meio Ambiente é escrita por Valquiria Stoianoff, jornalista formada pela Universidade Metodista
A coluna Meio Ambiente é escrita por Valquiria Stoianoff, jornalista formada pela Universidade Metodista