ColunistasConteúdo

Alimentação Saudável

Uma alimentação equilibrada e balanceada influi na nossa saúde e disposição no dia a dia. Mas sabemos que, por conta do trabalho, acabamos realizando a maioria das refeições fora de casa. Então, daremos umas dicas de como comer fora, da melhor maneira possível. Lembrando que o recomendado é comer a cada 3 horas, assim, de forma fracionada, ajuda a aumentar o metabolismo, prevenindo o aumento de peso.

Saiba que uma alimentação correta além de disposição e bom humor, previne inúmeras doenças, como: artrite, catarata, osteoporose, etc. Em compensação, os maus hábitos alimentares estão relacionados ao mau humor, cansaço, distúrbios do sono, dificuldades de concentração, problemas de memória, obesidade, doenças vasculares, diabetes e aumento do risco de alguns tipos de cânceres.

A primeira e principal refeição do dia é o café da manhã, que, de preferência, deve ser realizado em casa para comer alimentos frescos e naturais. Caso isso não seja possível, opte por sucos naturais ou café com leite e pão na chapa, evite ao máximo os embutidos, como salame, presunto, etc, pois contêm um alto teor de sódio, aumentando a pressão arterial, além de ter muita gordura.

Para o lanche da manhã, procure levar de casa uma fruta, iogurte, ou mesmo biscoitos ou barra de cereais, dessa forma além de se alimentar bem, você irá poder comer em qualquer local, na hora certa e ainda economizará um pouco. O mesmo vale para o lanche da tarde.

O almoço, se tiver como carregar uma marmita de casa, seria o perfeito, porém, às vezes não temos como armazenar corretamente, esquentar a comida ou até mesmo, não temos tempo para o preparo, então algumas dicas para que essa refeição seja também balanceada, escolha de preferência restaurantes self-service, o famoso quilo. Evite ao máximo os fast foods.

Na hora de fazer o prato, evite as frituras, sempre muito tentadoras, mas grandes vilãs da saúde, porque elevam o colesterol ruim, o LDL, diminuem o colesterol bom, o HDL, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, e estão associadas como fator de risco de alguns tipos de cânceres, além da má absorção de nutrientes.

É claro que de vez em quando podemos comê-las, mas sempre com moderação, preferindo os grelhados. Também evite carboidratos em excesso, e quando possível opte pelos integrais, evitando assim a farinha branca. Faça um prato o mais colorido possível, pois será assim mais nutritivo e saboroso.

A coluna De olho na saúde é escrita por Thaís Rizzatt, médica anestesiologista
A coluna De olho na saúde é escrita por Thaís Rizzatt, médica anestesiologista

Muito importante a presença diária de uma porção de folhas verdes escuras. Para beber escolha água ou sucos naturais, evitando o refrigerante, rico em açúcar, e sem vitaminas, não trazem nenhum benefício a saúde.

Outra dica importante: procure beber em torno de 10 copos de água por dia, mesmo sem sentir sede, carregue sempre uma garrafinha com água, uma maneira de ajudar a lembrar que precisa tomar.

Uma alimentação saudável e balanceada é a base para vivermos mais e melhor!!

 

ÚLTIMOS POSTS