Bateria acabando, o que fazer?

Bateria acabando, o que fazer?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 12/09/2016

Hits: 6

A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista
A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista

Atualmente os nossos smartphones complementam nossos braços ou melhor, nossas mãos. Impossível pensar em sair de casa sem ele. Tudo o que fazemos, planejamos ou programamos no dia a dia está no celular ou depende diretamente da ajuda dele.

Já pensou se ele “morre” durante o trajeto programado no waze? Ou durante aquela conversa com o cliente por whats app? Ou na hora de postar aquela foto incrível? Para tirar você desta saia justa, relacionamos algumas dicas que podem ao menos garantir um pouco mais de vida para sua bateria ou pelo menos até que você chegue no seu destino final.

Confiram:

1 – Ajuste o brilho da tela: A luz da tela influencia e impacta demais no consumo da bateria. Basta diminuir o brilho e mantê-lo o mais baixo possível e confortável para leitura. Você também pode desativar a opção “brilho automático”, já que ela pode estar programada para ficar em um nível alto de brilho e desnecessário para o seu dia a dia.
2 – Desligue o modo vibração: Deixar vibração e toque sonoro ativados ao mesmo tempo consome mais bateria do que o comum. Esta função é muito útil, porém deverá ser ativada de acordo com o seu momento. Se você não precisa, desative a vibração.
3 – Reduza o tempo de bloqueio da tela: Grande parte da vida da bateria é consumida pela tela de início. Desta forma, quanto menos tempo o seu celular gastar para escurecer a tela, melhor para a bateria.
4 – Desative as conexões de wi-fi e bluetooth: As duas funções destroem a bateria de qualquer celular, não importa o modelo. Se não estiver usando, desative sempre. Não tem motivo para andar por aí com wi-fi ligado. A maioria dos telefones tem opções de ligar e desligar logo na tela de início, evitando que você tenha que ir até configurações.
5 – Desative o GPS: Está aí mais uma função “comedora” de bateria. Saiba que é possível desligar ou restringir o seu uso. Você pode desativar completamente ou selecionar somente os aplicativos que são importantes para você e que necessitam de GPS.
6 – Reduzindo as notificações: Já se perguntou se realmente é importante para você saber em tempo real quem curte ou comenta algo no seu facebook? Pense bem e desative as notificações das redes sociais.
7 – Verifique e aprenda quais aplicativos consomem mais bateria: É possível checar a porcentagem de bateria usada em cada aplicativo, como: Whatsapp, Facebook e Skype. Avalie a importância de cada um para você e decida se vale a pena deixá-lo aberto ou fechado.
8 – Ative o modo de economizar: Você pode ativar essa função para estender a vida da bateria.
9 – Use uma bateria extra: Hoje existem as cases (ou capas) com bateria extra. Muitos modelos estão disponíveis no mercado. Protege o seu aparelho e possui uma bateria externa que pode ser acionada quando o seu celular estiver “morrendo”.
10 – Aplicativo Bateria HD: Aplicativo gratuito que ajuda a monitorar a bateria: quantas horas restam para ouvir música, quantas horas restam para usar a internet, ler livros, jogar games e muito mais.
11 – Aplicativo Juice defender para Android: O Juice Defender gerencia conexões, redes e outros recursos, tudo em prol da redução do consumo de energia no seu aparelho. Disponível somente para Android.
12 – Aplicativo bateria Doctor para Ios: Mostra quanto tempo ainda resta para chamados, navegação, uso da câmera e muito mais.

Na sessão de Configurações ou Ajustes do seu telefone, você encontra o caminho para ativar, desativar a ajustar a maioria dos parâmetros do celular. Aproveite estas dicas e maximize o poder da sua bateria, quer dizer, do seu celular!