Cadastramento de caminhões

Cadastramento de caminhões

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 12/09/2016

Os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) são responsáveis por distribuir os mais importantes itens de consumo necessários para nossas vidas. Alimentos, bebidas, vestuários, entre muitos outros insumos que abastecem estabelecimentos comerciais da cidade. Durante muito tempo, eles foram proibidos de circular em grandes metrópoles, como em São Paulo, mas hoje essa história mudou.

Os veículos comercias urbanos podem rodar pela zona municipal de restrição de circulação (ZMRC) da cidade, porém, existem algumas medidas que os motoristas devem tomar para que o seu trabalho seja feito de maneira tranquila. Antes da liberação, esses pequenos caminhões podiam trafegar pela região apenas das 10h às 16h.

A partir de 9 de maio de 2016, no entanto, passou a ser vigente o Decreto nº 56.920/16 e a Portaria nº 31/16-SMT.GAB, e novos procedimentos foram adotados, sendo que o principal deles é o cadastramento e solicitação de Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC – para os locais com restrição ao trânsito de caminhões.

Vale lembrar que o veículo, mesmo cadastrado, deve obedecer ao mesmo rodízio destinado aos automóveis. Segundo os dados, no cadastro da Companhia Engenharia de Tráfego (CET), há 30.914 VUCs – 20% devem ficar fora das ruas todos os dias por causa do rodízio.

Para trafegarem na ZMRC, nas Vias Estruturais Restritas – VER, os VUCs precisam fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Transportes (SMT). A inscrição pode ser feita pelo site da pasta www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/transporte_de_carga/index.php?p=3589 .

Quem ainda não for regularizado e for flagrado pela fiscalização será autuado por infração média, que prevê multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A inscrição no cadastro ficará sujeita à confirmação após análise dos documentos exigidos. Para saber o resultado da análise do requerimento para Cadastro de Caminhões é necessário clicar em “Consulta situação requerimento” do menu da próxima página.

Como fazer

1 – Fazer um cadastramento prévio a partir do seguinte link: www.prefeitura.sp.gov.br/secretaria municipal de transportes/autorizações especiais

2 – Para solicitar a Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC, entregar os documentos básicos obrigatórios no DSV/AE (previstos na Portaria nº 31/16-SMT.GAB) através do correio (Caixa Postal 11.400 –SP/SP) ou pessoalmente na Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, São Paulo-SP.

3 – Após 05 dias corridos da entrega dos documentos obrigatórios, agendar a vistoria para emissão do Comprovante das dimensões do VUC (CVC), através do telefone (11) 3030-2278, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.

As vistorias serão realizadas no seguinte endereço:

– Av. Pres. Castello Branco (Marginal Tietê), pista local, sentido Rod. Ayrton Senna, após a Ponte da Casa Verde, sob Ponte Orestes Quércia, São Paulo-SP.

Como é um local com restrição ao trânsito de caminhões (Via Estrutural Restrita-VER), os veículos terão o trânsito autorizado no dia do agendamento da Vistoria, porém, deverão ser respeitadas outras restrições como os horários do “Rodízio”.

Não serão feitas vistorias sem agendamento.

4 – Após a realização da vistoria do VUC, o solicitante deverá acompanhar pelo site da prefeitura o andamento do processo da AETC.

5 – Após o atendimento deste procedimento pelo solicitante e análise documental pelo DSV, a AETC será efetivada para o VUC.

ATENÇÃO: O atendimento telefônico é realizado através do número 1188. Se você tiver fora do município de São Paulo, ligue (11) 3396-6709.

Para eventuais esclarecimentos referentes à obtenção de Autorização Especial, entrar em contato com DSV, pelo telefone 3030-2484.