ColunistasConteúdo

Castrar o meu pet, sim ou não?

A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi

A castração, também chamada de esterilização, é um método eficaz e definitivo de prevenir a super população e o abandono de cães e gatos.

É uma cirurgia simples e de baixo risco, que pode ser feita tanto nos machos quanto nas fêmeas.

Nos machos, consiste na retirada dos testículos. Nas fêmeas, retira-se o útero, trompas e ovários. O pós-operatório é simples e uma semana é o suficiente para que a maioria dos animais fiquem recuperados.

A castração só traz benefícios ao seu animal, além de controlar o índice de natalidade e também prevenir o aparecimento de tumores de mama, útero, próstata, testículos e outras doenças ligadas ao aparelho reprodutivo. Ajuda principalmente a melhorar o comportamento do animal dentro de casa, deixando-os mais tranquilos e calmos.

Se você tem um animal que não é castrado, não tenha mais dúvidas em relação à castração, que só traz vantagens para você e para seu animal.

Porém, algumas perguntas são frequentes sobre a castração:  

» “O animal engorda?” A castração não engorda os animais e sim a mudança de hábito, os animais diminuem a atividade física e ficam mais calmos.  

» “É muito caro?” Não, hoje existem campanhas de castração e clínicas veterinárias que fazem a cirurgia a preços reduzidos ou facilitam o pagamento. E com certeza será mais barato do que cuidar de filhotes e doenças futuras. Existem também clínicas filiadas às prefeituras os CCZ’s – Centro de Controle de Zoonoses, que fazem o processo gratuitamente. Informe-se na cidade onde você mora.  

» “Existe idade ideal para castrar?” Não exatamente, é ideal esperar o desenvolvimento dos órgãos reprodutores. De uma forma geral, é recomendado castrar o animal depois do 4 mês de vida. E também não existe data limite, porém é necessário fazer exames prévios para um procedimento cirúrgico.  

» “Meu animal vai sentir muita dor?” Não, a cirurgia é feita sob anestesia geral e depois o animal tomará remédios para controlar a dor. Em poucos dias o seu animal já estará brincando e correndo novamente.  

Portanto, procure um veterinário e castre seu animalzinho. Pense não só na saúde dele como nos problemas futuros que estará evitando. Não se esqueça de realizar todos os exames que o seu veterinário pedir, é de extrema importância que seu animal esteja com a saúde em perfeito estado para ser operado.

ÚLTIMOS POSTS