Categoria de caminhões comemora 20 anos de pistas

Categoria de caminhões comemora 20 anos de pistas

Posted by: admin
Em: 23/10/2015

Hits: 16

Movimentado, o campeonato da Fórmula Truck costuma lotar autódromos e protagonizar muitos shows de pilotagens

Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Orlei Silva

Uma prova de automobilismo com caminhões disputando cada curva e rasgando as retas a mais de 200 km/h por hora. Se parece loucura hoje imagine há 20 anos. Mas o fato é que de tão maluco e inimaginável, o circo da Fórmuma Truck chegou e se firmou como a mais importante categoria do motorsport nacional.

Tudo começou há 20 anos, em abril de 1995, quando foi realizada a primeira prova com uma estrutura mínima: uma caravana de apenas cinco carros e quatro caminhões, levando tudo o que precisava de Santos, litoral de São Paulo, onde até hoje é a quartel general da categoria, para Cascavel, no Paraná, liderada por um homem de visão e muita coragem, Aurélio Batista Félix.

Neusa é responsável pela Formula Truck
Neusa é responsável pela Formula Truck

No começo era mais um show do que uma etapa de automobilismo. Na verdade ainda é: quem já acompanhou uma etapa sabe o que Aurélio, falecido em 2008, fazia – e hoje seus filhos fazem – com um caminhão antes das luzes indicarem o início da disputa. Sem contar que os competidores eram ex-caminhoneiros aspirantes a pilotos. Com um detalhe, eram comprometidos e profundos conhecedores dos equipamentos que comandavam.

formula-truck-2

A primeira temporada teve apenas quatro provas, nas cidades de Cascavel, Londrina, Tarumã e Goiânia. A trupe claramente não entendia nada de como estruturar uma prova de automobilismo, quem dera um campeonato inteiro.

“Na verdade todos os envolvidos na corrida eram ou tinha sido caminhoneiros. Aurélio Félix, Renato Martins, o Macarrão (Eduardo Landim Fraguas). O Gino Pica era o único que já era empresário, mas também tinha sido caminhoneiro. O quinto piloto era o Iris Neri, que era de Santos e também tinha ligação com os caminhões”, explica Jefer Favoretto, um dos integrantes da equipe.

Com a determinação digna de um Bernie Ecclestone e a faca nos dentes, como um piloto de Formula 1, foi dada a primeira largada, com sete competidores no grid. A vitória foi de Aurélio, que correu de Volvo, assim como Macarrão, Renato e Gino pilotaram o Scania, e Iris um Mercedes-Benz.

formula-truck-3

Segundo a imprensa local, o público foi de 12 mil pessoas. Um sucesso de bilheteria, que hoje, 20 anos depois, só perde para a Formula 1. Naquele mesmo ano a categoria foi crescendo e ganhando mais adeptos, e claro, mais competidores. Em 1996 a CBA homologou a Formula Truck, que depois de muita briga, chegou à Interlagos, onde os responsáveis pela Fórmula 1 inicialmente alegavam que os caminhões danificariam a pista.

Hoje, a Formula Truck é um laboratório de tecnologia das maiores fabricantes de caminhões, autopeças, petroleiras e pneus do mundo. A infraestrutura do evento também é de primeiro mundo e o certame conta com pilotos de renome, que já passaram, inclusive, por categorias internacionais.

Com a partida antecipada do gênio, Aurélio, sua mulher, Neusa comanda a categoria, que hoje promove não só o Campeonato Brasileiro como Sulamericano, levando todo o circo para a Argentina todos os anos. O calendário tem 10 corridas e 23 fantásticos pilotos. E o público fã do esporte não para de crescer, e sempre que podem querem ver de perto os mais velozes caminhões do mundo.

BOX

Informações

Mais informações www.formulatruck.com.br

facebook.com/formulatruckoficial

twitter.com/formula_truck

instagram.com/formulatruckoficia

BOX

Calendário

CALENDÁRIO DE 2015 DATA 1º de março Caruaru (PE) 12 de abril Campo Grande (MS) 17 de maio Londrina (PR) 14 de junho Brasília (DF) 12 de julho Goiânia (GO) 9 de agosto Santa Cruz do Sul (RS) 13 de setembro Curitiba (PR) 4 de outubro Guaporé (RS) 8 de novembro Cascavel (PR) 6 de dezembro São Paulo (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *