Chevrolet Montana: pequena e eficaz

Chevrolet Montana: pequena e eficaz

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 03/03/2017

No mercado americano, a Chevrolet tem ótima reputação com suas caminhonetes, ou trucks, como eles chamam. Colorado e Silverado são usadas para muitos tipos de aplicação no trabalho. No Brasil, muito pela procura do público transportador, as picapes preferidas são menores, mas não deixam de lado a eficácia para o transporte de cargas e distribuição na cidade.

Ao lado da S10, a Chevrolet tem uma opção menor para o trabalho: a Montana, um veículo de fácil operação e manutenção, que reúne as características de um automóvel com a funcionalidade de uma picape para serviços de menor porte. O preço do modelo já é atrativo, pois começa em R$46.490,00. E de quebra, depois de usar o carro na labuta, quem quiser dar um rolê a passeio vai estar numa picape com visual moderno e atraente.

Chevrolet Montana: pequena e eficaz
Chevrolet Montana: pequena e eficaz

No ano passado, a Montana, lançada em 2011 com a frente do Agile, ganhou aprimoramentos, que priorizam a parte mecânica. Foram mudanças importantes nos sistemas do motor, rolamento e freios. Além disso, ganhou capota marítima, pneus verdes e novos apêndices aerodinâmicos.

Já faz alguns anos que a General Motores investe em eficiência energética, por isso os novos itens do sistema ECO, o motor Econo.Flex 1.4 com novo “powercell” (pistões e bielas), alternador de alto rendimento, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito e a utilização de óleo de baixa viscosidade (0W20) fizeram que a picape reduzisse em 13% no consumo, o que vem de encontro com os desejos de qualquer transportador.

Um motor ágil que rende até 99 cv de potência e 13 kgmf de torque, com uso do etanol, fui bem no trânsito. Combinado à transmissão manual de cinco marchas, com engates curtos, precisos e ré sincronizada. Vamos adicionar a direção hidráulica que vem de série e temos como resultado uma picape fácil de dirigir e de manobrar.

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A suspensão dianteira á do tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais, e a traseira é reforçada com eixo transversal (beam), com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas feixe de lâminas. Tudo para suportar o peso de 756 kg que podem ser colocados na caçamba, que por ser comprida e alta suporta ainda itens de grandes dimensões.

Também de série vem o protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas e o degrau side step, para facilitar o acesso do motorista e ajudante ao compartimento pela lateral. Um detalhe importante: a tampa traseira possui trava antifurto com chave.

Chevrolet Montana: pequena e eficaz
Chevrolet Montana: pequena e eficaz

O habitáculo é moderno e conta com o conceito MaxCab, comportando bagagens de mão na e outros objetos atrás dos bancos com certa facilidade. O rádio com bluetooh não é de série, mas é necessário, afinal, falar no celular dirigindo pode gerar transtornos graves e onerosos.

A Montana é uma picape de fácil manutenção, já que tem uma ampla rede de concessionárias para se responsabilizar pelo pós-vendas, além de ofertar muitos acessórios importantes, como tapete de E.V.A. para caçamba, que reduz ruídos dos objetos transportados, o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito, que se inclina ao dar ré, sensor de estacionamento, santoantônio, etc.

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A expectativa, porém, é que em breve a picape seja totalmente renovada e passe a empregar a arquitetura e a cara do Onix, inaugurando sua terceira geração. E para acompanhar as rivais, venha com versões cabine estendida e dupla, e não somente com cabine simples, como é oferecida hoje. Por enquanto, é sim uma ótima opção para serviços urbanos.

Dimensões

Altura (mm)       1577

Largura (mm)    1700

Comprimento (mm)       4514

Entre-eixos (mm)            2669

Peso (kg)             1097

Tanque (L)          49.0

Capacidade de carga de 756 kg