A picape média Chevrolet S10 já nadou de braçada no mercado nacional, quando se fala em vendas, foi líder do segmento entre os anos 1996 e 2005. Quando chegou, em 1995 oferecia apenas uma opção de motor, EFI 2.2l movido somente à gasolina, apenas em cabine simples.
Os anos se passaram, e para combater a concorrência que chegava em peso – Toyota Hilux, Mitsubishi L200, VW Amarok – o modelo foi se reinventando, ganhou versões, motorizações mais modernas e muita tecnologia. Mas faltava a cereja do bolo, justamente essa versão que mostramos aqui: uma topo de linha LTZ com motor biocombustível, transmissão automática e tração 4×4.
O powertrain realmente era o que faltava na gama, e expressa uma combinação perfeita entre o moderno motor Flex 2.5 CIDI e a transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e suaves.
A S10 foi a primeira picape a oferecer a opção de uso misto de combustível, gasolina e etanol, em 2007. Depois de tanta evolução, chegamos ao engenho atual, com injeção direta.
Com calibrações específicas nos módulos do motor e do câmbio, o que a GM conseguiu foi um conjunto mais econômico, com nota A em eficiência energética; os números da marca registram 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade com uso de gasolina e com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente.
O resultado é uma picape relativamente econômica, devidas as proporções, com potência de 206 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5s. Muito prazerosa de dirigir tanto na cidade quanto na estrada.
Segundo as explicações da engenharia da marca, o sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM). Sofreu o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.
O novo mapa de aceleração foi herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado, tendo a conectividade como foco. Na nossa configuração, LTZ, a picape é equipada com inúmeros equipamentos de segurança e comodidade, para deixar o dia a dia do transportador mais agradável e funcional.
A suspensão dianteira independente e a traseira com feixe de molas semi-elípticas de dois estágios dá a robustez necessária para a caçamba, que no nosso modelo cabine dupla composta 816 kg de carga.
O sistema de freios é do tipo anti-blocante (ABS) com sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD) e a picape conta ainda com assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras.
Entre os itens de série estão a confortável direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play. O preço é de R$ 129.990,00 na versão que testamos, mas nas menos equipadas o valor começa em R$ 107.990,00.
Ficha técnica | |
Motor | 2.5 Ecotec Flex |
Número de cilindros | 4 cilindros |
Número de válvulas | 16 válvulas |
Combustível | Gasolina / Etanol |
Taxa compressão | 11,2 : 1 |
Potência | 197 cv a 6.300 rpm (Gasolina) e 206 cv a 6000 rpm (Etanol) |
Torque | 26,3 kgfm (Gasolina) / 27,3 kgfm (Etanol) a 4400 rpm |
Câmbio | Automática de 6 velocidades com active select ( opcional ) |
Tração | 4×4 |
Suspensão Dianteira | Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados |
Suspensão Traseira | Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados |
Direção | Elétrica |
Rodas | Alumínio 7,5J x 18 |
Pneus | 265/60 R18″ |
Dimensões | |
Comprimento | 5.361 m |
Largura (espelho a espelho) | 2.132 m |
Altura | 1831 m |
Entre-eixos | 3.096 m |
Tanque | 76 l |
Peso em ordem de marcha | 1.934 kg |
Capacidade de carga | 816 kg |
Peso bruto total | 4800 kg |