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Chevrolet S10 rende bem com motor Flex e câmbio automático

A picape média Chevrolet S10 já nadou de braçada no mercado nacional, quando se fala em vendas, foi líder do segmento entre os anos 1996 e 2005. Quando chegou, em 1995 oferecia apenas uma opção de motor, EFI 2.2l movido somente à gasolina, apenas em cabine simples.

Os anos se passaram, e para combater a concorrência que chegava em peso – Toyota Hilux, Mitsubishi L200, VW Amarok – o modelo foi se reinventando, ganhou versões, motorizações mais modernas e muita tecnologia. Mas faltava a cereja do bolo, justamente essa versão que mostramos aqui: uma topo de linha LTZ com motor biocombustível, transmissão automática e tração 4×4.

O powertrain realmente era o que faltava na gama, e expressa uma combinação perfeita entre o moderno motor Flex 2.5 CIDI e a transmissão de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e suaves.

A S10 foi a primeira picape a oferecer a opção de uso misto de combustível, gasolina e etanol, em 2007. Depois de tanta evolução, chegamos ao engenho atual, com injeção direta.

Com calibrações específicas nos módulos do motor e do câmbio, o que a GM conseguiu foi um conjunto mais econômico, com nota A em eficiência energética; os números da marca registram 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade com uso de gasolina e com etanol os resultados são 6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente.

O resultado é uma picape relativamente econômica, devidas as proporções, com potência de 206 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5s. Muito prazerosa de dirigir tanto na cidade quanto na estrada.

Segundo as explicações da engenharia da marca, o sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM). Sofreu o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.

O novo mapa de aceleração foi herdado da picape norte-americana Chevrolet Colorado, tendo a conectividade como foco. Na nossa configuração, LTZ, a picape é equipada com inúmeros equipamentos de segurança e comodidade, para deixar o dia a dia do transportador mais agradável e funcional.

A suspensão dianteira independente e a traseira com feixe de molas semi-elípticas de dois estágios dá a robustez necessária para a caçamba, que no nosso modelo cabine dupla composta 816 kg de carga.

O sistema de freios é do tipo anti-blocante (ABS) com sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD) e a picape conta ainda com assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras.

Entre os itens de série estão a confortável direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal,  alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play. O preço é de R$ 129.990,00 na versão que testamos, mas nas menos equipadas o valor começa em R$ 107.990,00.

Ficha técnica  
Motor 2.5 Ecotec Flex
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Gasolina / Etanol
Taxa compressão 11,2 : 1
Potência 197 cv a 6.300 rpm (Gasolina) e 206 cv a 6000 rpm (Etanol)
Torque 26,3 kgfm (Gasolina) / 27,3 kgfm (Etanol) a 4400 rpm
Câmbio Automática de 6 velocidades com active select ( opcional )
Tração 4×4
Suspensão Dianteira Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados
Suspensão Traseira Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Direção Elétrica
Rodas Alumínio 7,5J x 18
Pneus 265/60 R18″

 

 

Dimensões  
Comprimento 5.361 m
Largura (espelho a espelho) 2.132 m
Altura 1831 m
Entre-eixos 3.096 m
Tanque 76 l
Peso em ordem de marcha 1.934 kg
Capacidade de carga 816 kg
Peso bruto total 4800 kg

 

 

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