Coluna meu animal: Atividades e esportes caninos

Coluna meu animal: Atividades e esportes caninos

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 14/08/2019
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi, Médica Veterinária formada pela Universidade Metodista de São Paul
A coluna Meu animal é escrita por Ana Julia L. Cagnassi, Médica Veterinária formada pela Universidade Metodista de São Paulo

Os cães precisam praticar exercícios para se manterem saudáveis. Atualmente, os cães estão cada vez mais dentro de casa e consequentemente, se exercitando menos. A atividade física canina traz diversos benefícios para o cão, como aceleração do metabolismo, evitando a obesidade, aumento da resistência respiratória, auxílio na digestão dos alimentos, prevenção e combate ao estresse, melhoria no tônus muscular e na flexibilidade das articulações.

Antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, é importante consultar o seu Médico Veterinário e seguir suas instruções quanto ao exercício, esporte e tempo indicado para o seu melhor amigo especificamente. O equilíbrio dos exercícios é essencial para a saúde dos animais, pois a indicação para um cão de pequeno porte é totalmente diferente para um cão de grande porte.

Existem diversas opções de atividades caninas, desde esportes mais intensos até uma simples brincadeira no parque. Por isso, vamos dar várias dicas para que você possa escolher qual delas combina mais com o seu cão e com a sua rotina!

  • Corridas para Cachorros – um esporte que acontece há muitos e muitos anos e são populares mundialmente. Consiste em uma disputa de velocidade praticada por vários cães ao mesmo tempo, normalmente, raças de Galgos.
  • Natação para Cachorros – técnica de exercício extremamente benéfica para os cães pois é uma atividade de baixo impacto e importante para cães que precisam realizar exercícios físicos sem riscos, como cães com problemas articulares, displasia, obesidade ou problemas de coluna.
  • Flyball – esporte praticado por times de cães e tem se tornado popular no mundo. O objetivo do esporte é fazer o cão superar obstáculos de 20 a 40 cm de altura, posicionados a cerca de 3 m de distância um do outro. Ao chegar no final dos obstáculos, o cão chega em uma caixa, onde pressiona um pedal com a sua pata. A caixa lança uma bolinha e o cão deve buscá-la, passando novamente pelos obstáculos.
  • Agility – esporte praticado pela dupla, cão e tutor. O objetivo é cumprir um circuíto de obstáculos sem infrações e no menor tempo possível. O esporte é uma prova de habilidade, concentração e envolvimento da dupla.
  • Game Dog – pode ser chamado de Iron Dog. São jogos com atividades e modalidades variadas, como salto a distância, altura, escaladas ou tração.
  • Canicross – esporte praticado pela dupla, cão e tutor. Pode ser comparado a uma corrida de humanos, mas neste caso, com a participação do cão. É um esporte seguro para cães e precisa de treinamento e equipamentos, como cinto para o condutor, um colete de tração para o cão e uma corda elástica que una os dois itens, conectando a dupla. A corrida pode ser realizada em locais irregulares, como trilhas.
  • Frisbee canino – um esporte muito comum, onde os cães brincam com o seu tutor em qualquer terreno, como praias e campos. O frisbee pode ser disputado em três modalidades: arremessos a distância, freestyle ou arremessos com precisão.