Como escolher pneus para seu furgão

Como escolher pneus para seu furgão

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 15/07/2019

Com uma gama tão vasta de opções, pode ser assustador escolher um pneu novo para seu furgão na hora da troca. Levamos em consideração que, enquanto alguns pneus são projetados para melhorar a economia de combustível, outros privilegiam o conforto durante uma viagem, outros ainda são mais úteis para carregar uma carga pesada.

Por isso que, independentemente do objetivo do seu furgão, é importante entender como selecionar os melhores esses compostos, para isso confira nossas dicas:

Quando? É essencial verificar os pneus periodicamente, a fim de manter seu furgão seguro e em condições de rodagem. Fique atento principalmente, se os pneus apresentam desgaste irregular. Ah, não esqueça de que para isso, eles devem ser calibrados regularmente e com a capacidade correta de ar, que pode ser encontrada no manual do proprietário. Fique esperto para o aparecimento de qualquer coisa fora do comum, como protuberâncias ou rachaduras.

Profundidade. Também é importante garantir que a profundidade do sulco do seu pneu não fique muito desgastada. Isso se chama TWI (Tread Wear Indicator), justamente o indicador dessa profundidade, e pode ser verificada por meio de uma marca no pneu. Quando o TWI é inferior a 3 mm já indica insegurança, menor espaço de frenagem e possibilidade de derrapagem em chuva.

Tempo de uso. A primeira coisa a considerar é se seu furgão foi comprado novo ou usado. Se um veículo era novo, pode ser melhor comprar a mesma marca de pneu que estava originalmente. Se você decidir por uma marca diferente, há algumas coisas a pensar sobre, como colocar os quatro compostos da mesma marca e desenho de banda de rodagem. Isso significa que, ao substituir um ou dois pneus, eles devem sempre ser idênticos ao outro conjunto.

Peso e medida. Trocar pneus significa considerar o tamanho que melhor se adapta ao seu veículo, isso porque um pneu deve ser capaz de suportar o peso do furgão, bem como da carga que possa estar carregando, por isso nunca é aconselhável usar outra medida. Fique atento no especificado pelo fabricante do furgão.

Problemas. Cargas pesadas causam uma demanda maior nos pneus do seu furgão. A maioria dos fabricantes especifica pneus reforçados, pois sem o suporte extra, os pneus podem aquecer a uma temperatura insegura e são mais suscetíveis a falhas.

Medida errada. Comprar pneus com medidas erradas pode trazer problema. Comprar um pneu grande demais para o seu veículo pode fazer com que o seu velocímetro seja lido mais devagar e vice-versa se você comprou um pneu muito pequeno para o seu furgão. Também pode levar a um falso aumento ou diminuição das horas extras de quilometragem. Além do tamanho, o diâmetro do pneu também é importante. Para manter a velocidade precisa, o pneu de um furgão deve ser original. Usar um pneu de tamanho grande com um diâmetro alto pode causar uma rotação um pouco mais lenta e uma velocidade menor, e usar um pneu de baixo perfil com diâmetro curto pode fazer com que o pneu gire mais rápido e aumente a velocidade. Isso, com o tempo, poderia causar um problema na calibração da van e no sistema de freios antibloqueio. Também pode dificultar a capacidade de evitar derrapagens.

Como os pneus podem ser muito caros, é importante saber que um pneu com preço alto não significa necessariamente o melhor valor. Mas pneus de marcas conhecidas e idôneas geralmente inspiram mais confiança, e por isso fabricam pneus que podem realmente durar mais e aumentar a eficiência de combustível a longo prazo. Fique esperto.