Comparativo: Mini Vucs do nosso mercado

Comparativo: Mini Vucs do nosso mercado

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 23/06/2017

Hits: 312

As picapes, furgões e trucks compactos são usados para pequenos transportes por pequenos comerciantes, vêm equipados com motor com baixa cilindrada e preço mais acessível

Texto: Carol Vilanova 

Fotos: Divulgação

Pequenos e eficientes para quem não tem muito para gastar, mas precisa fazer transportes na cidade. Os vucs compactos, em suas diversas aplicações, picapes, furgões e minitrucks chegaram em 2013 anos montes. O começo da jornada foi com força total nas vendas e depois foram perdendo o desempenho, por conta das fases difíceis que passaram. Era de se esperar que pelo preço e pelo conjunto de equipamentos que ofereciam, o caminho que trilhavam seria muito mais duradouro.

De qualquer maneira, eles estão entre nós e são bastante usados por pequenos comércios, para transporte de alimentos não perecíveis, água, botijão de gás, material de construção, vidros etc. É comum ver alguns desses modelos adaptados para food trucks, petshops, salão de beleza, entre outros negócios móveis.

Fizemos um apanhado entre os competidores desse segmento que disputam nosso mercado, alguns até montaram fábricas por aqui. Separamos os “minivucs” da Effa Motors, Lifan Motors, Rely e Shineray. São vários modelos, derivados de picapes, na sua maioria das vezes com motor 1.0 e muitos itens de série. As marcas contam com rede de concessionarias pelo Brasil, e a maioria com oficinas e preços fixados de revisão. Vamos conferir uma por uma!

Os modelos variam de preço, mas não chegam a 40.000,00, vale lembrar que as marcas Shineray e Rely apesar de terem carros 0 km para vender, ainda contam com modelos em estoque nas concessionárias. Os preços podem ser conferidos na nossa tabela no final da revista.

Effa Motors:

A empresa Effa é originária do Uruguai, mas importa modelos chineses desde que chegou em 2007. Montou fábrica em 2016 em Manaus, do tipo CKD, ou seja, apenas monta as partes. Oferece os modelos de picapes K1 cabines simples, K2 cabine dupla, V1 cabine simples e V2 cabine dupla.

As picapes K1 e K2 possuem motor 1.0l com potência de 53 cv e torque de 7,75 Kgfm a 3.600~4.000 rpm, com câmbio de cinco marchas. O comprimento das picapes são respectivamente de 4.390m 4.510m.

Já a série V foi lançada no final do ano passado, na versão 2017, com um design mais robusto e arrojado. As duas picapes são equipadas com motor 1.3, capaz de gerar 78 cv de potência e 10,5Kgfm a 2.800 – 5.000 rpm, com câmbio de cinco marchas.

É um pouco maior que a série K, com comprimento de 4.638m e de 4.840m, para os modelos V21 e V22. Entre os elementos tecnológicos está a luz diurna em LED. O oferece como opcional o baú isotérmico, gaiola ou desenvolvimento personalizado.

Todos já saem de fábrica com itens de série como ar condicionado, freio ABS e airbag duplo. Ambas as picapes, nas duas versões, utilizam a suspensão traseira é independente do tipo McPherson e a traseira possui eixo rígido com feixe de molas semi-helípticas. Bom lembrar que são movidas somente à gasolina.

K01 K02 V21 V22
Carga útil 940 kg 940 kg 1.240 kg 1.240 kg
PBT 1.810 kg 1.885 kg 2.230 kg 2.280 kg

 

Lifan:

A chinesa oferece o mini truck Foison, que chegou em 2014 e não teve mudanças. O motor de 1.3 litro movido a gasolina com injeção eletrônica de combustível é capaz de desenvolver 85 cv de potência máxima e 11,3 kgfm de torque.

O modelo tem ampla caçamba de aço, com 2.800 mm de comprimento, 1.520 mm de largura e 335 mm de altura. Já a capacidade de carga é de até 800 kg. A caçamba permite total abertura dos três lados e transforma-se numa plataforma que facilita o acesso para carga e descarga.

Na versão completa, o Foison vem equipado com direção eletro-assistida, ar-condicionado, rádio AM/FM digital com entrada auxiliar, tomada 12V auxiliar, etc. Claro que ABS e air bags são itens obrigatórios, assim como a luz de neblina. Um detalhe interessante é a forração de borracha no piso do interior da cabine e os bancos têm tecido impermeável.

A marca se empenha para oferecer um serviço de pós-vendas de qualidade aos clientes, por Jasão pratica uma tabela de manutenção periódica simplificada com troca mínima de componentes de desgaste normal, o que barateia o custo de manutenção.

Foison
Capacidade de carga 800 kg
PBT 1.800 kg

 

– Shineray

Também chinesa, a marca tem uma fábrica em Pernambuco, fundada em 2015, onde produz 20 modelos de veículos ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Mas os minitrucks vêm de fora, com os modelos T20 e T20 Baú (cabine dupla), T22 (cabine dupla), além da van furgão A9.

Todos os veículos são equipados com o motor 1.0l, movidos à gasolina, com injeção eletrônica multi-ponto, que rendem potência máxima de 60 cv e torque, com câmbio manual de cinco velocidades.

Também compartilham do mesmo conjunto de suspensão, do tipo independente McPherson na dianteira e com feixe de molas semielípticas com 6 lâminas de cada lado na traseira. O sistema de freios adota o ABS e a EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O traseiro, a tambor, tem acionamento hidráulico, circuito duplo D/T com válvula sensível à carga.

O que difere entre eles é o tamanho e a capacidade de carga, sendo que a van de carga e a T22 têm rodas de liga leve, ar condicionado e farol de neblina como itens de série. O minitruck cabine dupla tem capacidade para levar cinco ocupantes.

De acordo com o departamento de marketing da empresa, neste momento as operações de importação dos mini trucks não está sendo realizada, mas ainda tem concessionárias comercializando os modelos em estoque.

T20 Baú T20 T22 A9
CxLxA (mm) 4592 x 1510 x 187 4592 x 1510 x 1817

 

4758 x 1510 x 1870 3900 x 1510 x 1823

 

Carga Líquida 580 kg 890 kg 490 kg 650 kg
Peso 985 kg 800 kg 950 Kg 1000 kg

 

– Rely

Mais uma chinesa, chegou ao Brasil em 2013, e oferece três picapes, que contam com a mesma plataforma, porém diferem em configurações de cabine, sendo simples, estendida e dupla, cujos nomes são Rely Pick Up, Rely Pick Up EX e Rely Pick Up CD. Todas as picapes contam com caçamba de chapa metálica de série com aberturas laterais e traseira, mas como opções podem ser instalados o baú e a carroceria de madeira.

O conjunto mecânico é igual para todos os modelos, com motor 1.0 l que desenvolve a potência de 64 cv a 6.000 giros e torque de 8,87 kgfm a partir dos 3.500 rpm. Vale lembrar que para abastecer é válida somente a gasolina. A transmissão é manual de cinco velocidades.

A suspensão é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores de dois cursos na dianteira. Já na traseira, é utilizado o eixo rígido dependente com feixe de molas e amortecedores cilíndricos de dois cursos. As rodas têm aro 13.

A Pick Up Rely oferece como item de série o ar-condicionado com recirculação, direção hidráulica, rádio digital com entrada USB, coluna de direção com ajuste de altura e painel de instrumentos com conta-giros.

A marca também não está importando as pick ups no momento, apenas comercializa os modelos que ainda estão em estoque.

Pick Up Pick Up Ex Pick Up CD
CxLxA (mm) 4356 x 1603 x 1894

 

4853 x 1603 x 1894

 

4730 x 1589 x 1926

 

Capacidade de carga 800 kg 780 kg 850 kg
PBT 1830 Kg 1980 kg 1950 kg
Caçamba 2.500 mm 3000 mm 1975 mm