ColunistasConteúdo

Consórcio: Opção de consórcio cresce entre VUCs

No passado, a modalidade de consórcio era muito comum na compra de um veículo. É como se fosse uma poupança feita em grupo, na qual os integrantes continuem mensalmente durante um prazo longo e são contemplados por meio de sorteios ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.
Por muito tempo, a facilidade de financiamento para que o veículo saísse quase que na hora da compra deixou o consórcio em segundo plano. Mas hoje, com o mercado menos aquecido, a compra de um bem por meio dessa modalidade cresceu.

É o que conta a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que registrou 202,5 mil novas cotas comercializadas em julho, o que fez o Sistema de Consórcios bater o recorde do ano, mantendo o ritmo de crescimento registrado nos últimos meses. As adesões acumuladas de janeiro a julho superaram 1,303 milhão unidades com 8,8% de alta sobre as 1,198 milhão contabilizadas no mesmo período do ano passado.

Os quatro maiores volumes de vendas setoriais do ano anotados em julho foram: veículos leves com 97,5 mil; imóveis com 27 mil; veículos pesados com 5,5 mil e eletroeletrônicos com 1,85 mil cotas.

“A crescente procura pela modalidade vem evidenciando um comportamento diferenciado do consumidor”, esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. Segundo o executivo, isso tem a ver com maior foco na gestão das finanças e atenção aos princípios da educação financeira.

A Unifisa Administradora Nacional de Consórcios é empresa autorizada a operar com consórcios pelo Banco Central do Brasil, órgão que regulamenta e acompanha o mercado financeiro brasileiro. É também filiada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Com mais de 20 anos de atividades, teve seu início em 1995. É atualmente uma das maiores do país, inclusive administrando consórcios de produtos ‘premium’.

Desde o princípio, a Unifisa implantou uma forma diferenciada e personalizada de melhor atender seus clientes, que a levaram a conquistar o Troféu Ouro da ABT como Melhor Atendimento ao Cliente em 2015. A empresa investe em áreas fundamentais como tecnologia, gerenciamento de informações, desenvolvimento de produtos, serviços e treinamento profissional.

Atualmente, a Unifisa conta com sede administrativa em Alphaville, Santana do Parnaíba, SP, e 16 unidades de vendas e atendimento a clientes em São Paulo, sendo seis na capital; seis no interior, em Campinas, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto e Taboão da Serra; três no ABC, em Santo André, São Bernardo e São Caetano; e duas em Londrina e Maringá, no Paraná.

O perfil do comprador de cota de consórcio retrata os que planejam a médio e longo prazos, por isso, “com a dificuldade em obter crédito e com as taxas de juros altas, neste momento de forte crise econômica, inclusive com alto índice de desemprego, as classes sociais reviram seus conceitos, considerando os princípios básicos da educação financeira, e entenderam o consórcio uma boa alternativa”, explica Luiz Fernando Savian, diretor da Unifisa – Consórcio Nacional. “Há consumidor que compra à vista. Há os que compram à prazo, que verificam as taxas de juros do financiamento e observam que se planejarem e aderirem ao consórcio, terão custo muito menor. Acabam optando pelo consórcio e comprando uma cota”

ÚLTIMOS POSTS