De olho na saúde: Alinhadores dentais estéticos

A coluna De Olho na Saúde é escrita por Renato Albieri, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Se você está insatisfeito com o seu sorriso, acha que seus dentes não estão alinhados como gostaria e não tem coragem de iniciar um tratamento  ortodôntico corretivo convencional através da instalação dos bráquetes porque não quer nem imaginar as dificuldades, desconforto e a aparência que ele irá trazer após a sua instalação, pois então falaremos de um novo método corretivo que irá te fazer pensar melhor a respeito.

Saiba que hoje já é possível corrigir o posicionamento dos dentes com alinhadores dentais estéticos. São também chamados de placas, feitas com tecnologia 3D, transparentes e praticamente invisíveis, facilmente removíveis e o tratamento é extremamente preciso. Além disso, o paciente não sofre os desconfortos causados pelos fios e bráquetes, pois o aparelho não causa atrito com a língua, gengivas e interior da boca, o que evita o aparecimento de lesões.

As movimentações dentárias são realizadas pelo mesmo princípio de movimentação de um aparelho normal. A diferença é que é realizada pelas placas confeccionadas e customizada para cada indivíduo, de acordo com seus desarranjos oclusais e suas correções planejadas previamente.

O tratamento é planejado pelo ortodontista responsável através de uma documentação que conta com um escaneamento dos dentes e com a ajuda de um software de computador, realiza as mudanças desejadas. Os passos são mostrados ao paciente e as placas são confeccionadas só após a aprovação dele. O paciente pode até apreciar uma prévia e simulação do resultado final antes mesmo de começar a usar os alinhadores!

Existem algumas marcas de alinhadores no mercado, dentre elas as mais conhecidas são a Invisalign, Esthetic Aligner, Ortho Aligner, Clear Aligner, Essix Clear Aligner e ClearTek. Cada uma delas possui um valor e uma indicação diferente, o que facilita na hora de selecionar uma opção que ofereça um bom custo benefício ao paciente. O valores do tratamento completo podem variar de R$6.000 à R$18.000 de acordo com a empresa escolhida.

O Invisalign foi o pioneiro no ramo e é o mais famoso mundialmente, está sempre à frente nas inovações. Como é um produto importado e de altíssima qualidade ele acaba sendo também o mais caro, por isso é mais indicado para tratamentos longos e complexos.

O Esthetic Aligner é uma marca brasileira ótima para corrigir casos extensos, o seu alinhador é o mais estético de todos. Já o Ortho Aligner é mais indicado para tratamentos com duração média de seis meses e o resultado é muito rápido, é possível notar visualmente a diferença em pouquíssimo tempo. A Clear Aligner é excelente para tratar pequenas correções.

O ClearTek é ideal para tratamentos com duração máxima um ano. Por fim, a Essix Clear Aligner possui o melhor custo benefício para os pacientes que precisam apenas de pequenos movimentos para alinhar o sorriso. Esse tipo de aparelho é indicado para qualquer pessoa que deseja corrigir pequenas imperfeições no posicionamento de seus dentes.

Para todos os tipos de alinhadores é necessário disciplina do paciente e uso diário dos alinhadores numa média de 18 a 20 horas ao dia, removendo-o somente para comer, beber e escovar os dentes. Caso contrário, não ocorrerá o alinhamento da forma planejada inicialmente, acarretando em aumento do tempo de tratamento e os custos adicionais para o paciente.

ÚLTIMOS POSTS