Entrevista: Pneus acompanham a evolução dos veículos

Débora Cruz, gerente Sênior de Marketing e Trade Marketing da Goodyear fala sobe a tecnologia dos pneus e o novo Cargo Marathon 2, que acaba de ser lançado para o mercado de VUCs

Revista Frete Urbano: A Goodyear é uma empresa de intensa participação na história da indústria automobilística de um modo geral. Foi fundada em 1898, no estado de Ohio, e cresceu junto com essa indústria nos EUA. Quando foi sua chegada no Brasil, como foi esse processo?

Débora Cruz.: A Goodyear está presente no país desde 1919, completamos um século de Brasil no ano que vem. No mundo, a Goodyear completou este ano 120 anos de fundação, tendo iniciado suas operações em 1898, em Akron, Ohio. Globalmente, a companhia emprega 64.000 pessoas e fabrica produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria. Produzimos pneus de alta qualidade, durabilidade e performance.

No segmento comercial, temos produtos caminhões, ônibus, off-road, empilhadeiras, equipamentos industriais e aviação, além de materiais para recapagem. Em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, entendemos que não basta inovar em produtos. É necessário ser parceiro dos nossos clientes e dar em soluções inovadoras em todas as frentes de negócio, o que chamamos de estratégia do ciclo completo. Os pneus comerciais produzidos pela Goodyear trazem performance comprovada, eficiência e competitividade para o gestor de frota, além de um rápido retorno sobre o investimento.

Nossos produtos são direcionados para os setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada. A Goodyear entrega o melhor custo por quilômetro na vida total do pneu. Além disso, possui a maior rede de revendedores, recapagem com garantia total, assistência técnica diferenciada e ferramentas de gestão modernas e inovadoras. Em nossas pesquisas com frotas, autônomos e recapadores, vemos que alguns dos diferenciais da Goodyear são a nossa garantia e rede de revendas, e atribuímos a isso a confiança que o nosso cliente tem na Goodyear, de que somos o parceiro certo para trazer competitividade e qualidade. Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

Goodyear anuncia o lançamento do novo Cargo Marathon 2
Goodyear Cargo Marathon

RFU: A Goodyear conta com fábricas no mundo inteiro, como o Brasil se encaixa nesse ranking, qual a importância do nosso mercado para a empresa?

R.: O Brasil é uma região extremamente importante para a Goodyear. Temos uma unidade de recapagem de pneus de avião no Belenzinho, em São Paulo, uma planta em Americana (SP) e uma fábrica de bandas de rodagem em Santa Bárbara.

 

RFU: Quais produtos a Goodyear fabrica no mundo e aqui no Brasil?

R.: A Goodyear do Brasil possui um portfólio completo de produtos de alta qualidade, durabilidade e performance para consumer (automóveis, vans, picapes, SUVs e off-road) e commercial (caminhões, ônibus, off-road, empilhadeiras e industriais). A Goodyear desenvolve pneus para os diferentes tipos de consumidores, sempre atenta para o desenvolvimento de tecnologias que realmente farão a diferença para os clientes.

 

RFU: Com 45 anos de história, a fábrica de Americana é uma das mais modernas plantas da Goodyear no mundo, o que podemos destacar dessa modernidade?

R.: Fizemos um investimento de USS 240 milhões de 2013 a 2015 em nossa fábrica de Americana, para modernização e ampliação da capacidade. Recentemente também anunciamos a aprovação de investimentos para o início de um projeto que possibilitou a cogeração de 58% da energia elétrica e 100% do vapor para toda a Fábrica de Americana, localizada no Estado de São Paulo. O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, e busca aumentar a competitividade da planta.

 

RFU: Outro ponto de investimento da Goodyear são os pneus recapados, feitos em Santa Barbara/SP, quais veículos podem usar pneus recapados e quais as vantagens desses produtos?

R.: A Goodyear possui a estratégia e Ciclo Completo, a qual abrange todos os estágios de vida dos pneus. Dessa forma, desenvolvemos bandas de rodagem com a mesma tecnologia dos pneus novos, voltadas para entregar a máximo em performance, além de manter a originalidade dos desenhos dos pneus novos. A proposta de valor da Goodyear é entregar o menor custo por quilometro na vida total dos pneus, sendo suportadas pelo robusto portfólio de nossas bandas pré-curadas. Pensando em todos estágios de vida dos pneus, a Goodyear desenvolveu mais uma opção aos seus clientes, as bandas pré-curadas LIGHT, que são recomendadas para aplicação em pneus com estágio de vida avançado. Com isto ofertamos ao mercado o desenho correto para qualquer tipo de serviço no qual o pneu recapado será submetido, contando com diversas medidas de bandas pré-curadas para todos os estágios da vida do pneu. Lembramos que pela legislação brasileira a recapagem é permitida apenas para pneus de caminhão, ônibus e aviação, sendo proibido por lei que pneus recapados sejam utilizados em eixos direcionais.

 

RFU: A Goodyear tem uma ampla rede de distribuidores espalhadas pelo Brasil. Essas lojas funcionam como oficina também? O que o transportador pode encontrar nesses pontos que o ajude no dia a dia?

R.: Um dos grandes diferenciais da Goodyear é estar presente em todas as regiões do país através de sua extensa rede de revendedores. Contamos com mais de 130 revendedores espalhados por todo o Brasil com cerca de 700 pontos de vendas, além de mais de 100 Truckcenters. Nossa rede funciona como centro automotivo, oferecendo o portfólio completo de pneus da Goodyear, além de disponibilizar aos clientes diversos serviços de manutenção e reparo para os veículos leves, caminhões e ônibus. O transportador pode contar com um time de profissionais devidamente treinados para melhor atender as demandas de nossos clientes. Nossa rede de revendedores também possui estrutura adequada e com tecnologia para prestar a correta manutenção e serviços em seu veículo

 

RFU: Item principal de segurança, o pneu necessita de atenção e manutenção por parte do motorista. É diferente para o transportador e frotista? Por que essa manutenção é tão importante?

R.: A Goodyear investe em um amplo portfólio com tecnologias incorporadas em seus produtos, pois entende que o pneu é um item importante para a segurança do usuário e veículo na estrada, sendo importante a correta manutenção dos pneus. Recomendamos que o usuário sempre respeite as instruções do fabricante do veículo e realize a correta calibragem dos pneus com frequência. A rede de revendedores da Goodyear está preparada para prestar este e outros tipos de serviço aos transportadores do Brasil.

 

RFU: O que tem de mais adequado para os proprietários de VUCs, furgões e veículos comerciais leves, no portfólio da Goodyear? Alguma novidade nesse segmento?

R.: A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus e prestes a completar 100 anos no Brasil anuncia o lançamento do Cargo Marathon 2, pneu elaborado com tecnologia de ponta para ser aplicado em utilitários de luxo e de serviço. Disponível primeiramente em três tamanhos (225/70R15, 225/75R16 e 205/75R16), a novidade chega para substituir o já consagrado G32.

O novo Cargo Marathon 2 tem o objetivo de aumentar a participação da Goodyear no segmento, principalmente pela evolução em relação ao seu antecessor, o G32 Cargo. Com este lançamento, vamos cobrir até o final do ano quase 100% dos modelos utilitários esportivos e de serviços presentes na frota nacional.

O novo Goodyear Marathon 2 está sendo produzido na unidade da Goodyear em Americana, São Paulo, e pode ser encontrado em mais de 1.000 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Na etapa inicial, serão fabricados modelos em três medidas; na segunda, antes do final do ano, serão mais quatro, completando uma atuação em mais de 86% das medidas oferecidas no País.

 

RFU: A Goodyear entrou de cabeça nas competições a motor com o fornecimento de pneus para a Nascar em 1954. Hoje, temos pneus Goodyear em todas as categorias? Por que fazer esse alto investimento e o que a marca consegue tirar dessa experiencia para levar aos veículos de série?

R.: A Goodyear e a NASCAR ampliaram o acordo histórico de fornecimento exclusivos de pneus para as três séries da competição. A assinatura do acordo mantém a Goodyear como a empresa do “Pneu Oficial da NASCAR”. O negócio estende a duradoura relação entre a Goodyear e a NASCAR que se iniciou em 1954. Para a Goodyear, a competição serve como um campo de provas para o desenvolvimento de pneus que atendam as condições mais exigentes e desafiadoras. Toda a tecnologia aplicada nesses pneus é usada posteriormente na fabricação de modelos para o consumidor final. No total, são produzidos mais de 100 mil pneus para as três séries da NASCAR.

 

RFU: Todos falam muito do carro do futuro, da conectividade, da direção autônoma. Como a indústria de pneus está seguindo essa evolução. Como é o pneu do futuro?

R.: O mais recente protótipo de pneu da Goodyear, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018, dá, literalmente, vida ao futuro da mobilidade, ao apresentar uma visionária solução para uma mobilidade urbana mais limpa, conveniente, segura e sustentável. O protótipo Oxygene tem uma estrutura única que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu. Esta estrutura aberta aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento absorve e faz circular a umidade da água na superfície da estrada, permitindo que ocorra a fotossíntese e, assim, gerando a libertação de oxigênio para o ar. Limpar o ar que respiramos: O Oxygene absorve humidade da estrada através da sua banda de rolamento exclusiva, e inala o CO2 do ar para alimentar o musgo da sua parede lateral, libertando oxigénio através da fotossíntese.

Outro modelo é o Eagle 360 Urban, um pneu em formato esférico impresso em 3-D, movido por Inteligência Artificial e capaz de sentir, decidir, transformar e interagir. O pneu apresenta uma rede de sensores que permite verificar seu próprio status e coletar informações sobre o ambiente na qual está presente, incluindo a superfície da pista. Por meio da conectividade com outros veículos, bem com sistemas de gestão de tráfego, mobilidade e estruturas como prédios e casas, o pneu conceito também coleta informação em tempo real sobre os seus entornos. Ao combinar essas fontes de informação e processá-las instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem, o Eagle 360 Urban decide o curso de ação mais apropriado. E, movido pela Inteligência Artificial, o pneu conceito aprende com ações anteriores sobre como otimizar as respostas futuras.

Esta nova geração de pneus trará facilidades e benefícios na operação de frotas de veículos autônomos, maximizando o tempo de atividade e fornecendo manutenção proativa. Para o trabalhador que viaja diariamente, eles oferecerão uma experiência aprimorada acrescentando uma nova dimensão ao desempenho de segurança e capacidades de aprendizagem de direção autônoma.

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