Falando de esportes: Estaduais, Brasileirão e Libertadores

Falando de esportes: Estaduais, Brasileirão e Libertadores

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 02/05/2018

Hits: 11

A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista
A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista

Confira o calendário em ano de Copa do Mundo

Todo mundo sabe que o calendário do futebol brasileiro é bagunçado e desorganizado. Os dirigentes do nosso futebol só pensam neles mesmos, pouco se importando com o espetáculo e a sua qualidade. Não há nenhum interesse em criar um calendário coerente em que se privilegie o bom futebol, em que se valorize o espetáculo.

Só para se ter uma ideia, em 2017 o Flamengo foi o time que mais partidas disputou. Ao todos foram 83 jogos. Se você acha que isso é prerrogativa de time grande, aí vai a surpresa: Sport (PE) e Chapecoense (SC) foram, depois do Flamengo, as duas equipes que mais entraram em campo. Os dois disputaram 81 e 79 jogos respetivamente. A frente de Grêmio (79) e fluminense (75), outros grandes do futebol.

A disparidade fica ainda maior se compararmos com os times europeus. Lá, no velho continente, os que mais jogaram foram: Manchester United (ING) 68 partidas, Real Madrid e Barcelona (ESP) com 64 e 63 jogos cada, Paris Saint-Germain (FRA) com 62, Juventus (ITA) 61 e fechando o quinteto, o Bayern de Munique (ALE) 58.

Em 2018, esta discrepância vai ficar ainda mais evidente. É que este ano teremos a disputa da Copa do Mundo da Rússia. O calendário vai ficar ainda mais apertado.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em setembro/17 – olha uma coisa organizada, nem tudo está perdido – o calendário para o ano 2018.

A pré-temporada vai ser curta, bem curta. Serão apenas 14 dias, bem menores que os 28 dias do ano passado. O pontapé inicial começa em janeiro com os Campeonatos Estaduais. Eles serão disputados em 18 datas. Em seguida vem a Copa do Brasil, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e no final do ano o Mundial de Clubes. Neste interim, o destaque fica por conta da pausa de um mês nos campeonatos por causa do Mundial da Rússia.

Confira as datas dos principais torneios em 2018:

Pré-temporada: 3 a 16 de janeiro

Estaduais: 17 de janeiro a 8 de abril

Copa do Brasil: entre 31 de janeiro e 17 de outubro (21 datas); pausa entre maio e agosto para a disputa da Copa do Mundo;

Brasileirão: entre 15 de abril e 13 de junho; pausa para a Copa do Mundo; e volta a ser disputado entre 18 de julho e 9 de dezembro – (38 datas)

Brasileiro (Série B): entre 14 de abril e 13 de junho; pausa para a Copa do Mundo; e volta a ser disputado entre 18 de julho e 2 de dezembro – (38 datas)

Libertadores: entre 31 de janeiro e 28 de novembro, com pausa para a disputa da Copa do Mundo- (20 datas)

Sul-Americana: 11 de abril a 12 de dezembro; com pausa para a disputa da Copa do Mundo – (12 datas)

Mundial de clubes: entre 6 e 15 de dezembro

Copa do Mundo Rússia: entre 15 de junho e 15 de julho

Datas-FIFA: 22 e 27 de março; 1 e 8 de junho; 7 e 11 de setembro; 12 e 16 de outubro e 16 e 16 de novembro