Fiat Strada: trabalho duro e com mais robustez

Fiat Strada: trabalho duro e com mais robustez

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 19/06/2018

Texto: Carol Vilanova | Fotos: Edinho Paiva 

A maioria dos veículos que as montadoras emprestam para avaliação de imprensa são os topos de linha, mesmo quando a pedida é uma picape para o trabalho. Mas dessa vez não teve moleza, a Fiat mandou um veículo digno de um urbano de carga, que apesar de compacto, é parrudo: a Strada Hard Working.

Para fazer jus ao nome, já que Hard Working significa trabalho duro, em inglês, colocamos a picape na labuta, movendo móveis e eletrodomésticos numa viagem curta. A nossa versão é a cabine estendida, com espaço amplo na caçamba, fácil para carregar e descarregar, e o melhor: estaciona em qualquer lugar, com ótima manobrabilidade.

Visualmente, o modelo não traz nenhuma atração, como teria numa versão mais luxuosa da linha, a ideia é realmente oferecer uma picape para o trabalho, o que chama atenção é a descrição Hard Working bem marcante na traseira. Conta com protetor de cárter, capota marítima, faróis de neblina e as soleiras na porta também com a inscrição da versão.

Fiat Strada: trabalho duro e com mais robustez

Mais importante é a robustez da carroceria, para carregar 705 Kg, construída sobre a suspensão dianteira do tipo Mc Pherson com rodas independentes e molas parabólicas longitudinais. Já a traseira tem eixo rígido tipo ômega, com molas também do tipo parabólicas longitudinais. A tração é dianteira.

A Fiat Strada Hard Working oferece itens de conforto essenciais para o transportador, como ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de volante, vidros e travas elétricas, sensores de estacionamento traseiro e o rádio Connect com CD player, USB e Bluetooth, o que ajuda na hora de receber ou fazer chamadas no telefone, nosso modelo tinha o volante multifuncional.

Como é focada para o trabalho, o acabamento interno é de tecido de teto, maçanetas e puxadores, forro de portas é escurecido, dando uma aparência de mais limpo por mais tempo ao interior do carro.

O conjunto de trem de força é composto pelo motor 1.4 Fire Flex, capaz de render até 88 cavalos de potência máxima com uso do etanol e 12,5 Kgfm a 3.500 rpm com o mesmo combustível.

Combinando com o motor está o câmbio tradicional da marca, de cinco marchas, bem suave e macio nos engates. Na cidade oferece ótima dirigibilidade e é ágil, entrega o que promete, inclusive na economia, que é bastante razoável. Tem um bom diâmetro de giro na direção, o que ajuda nas manobras.

A Strada já é um modelo bastante reconhecido no mercado, já que tem liderança nas vendas durante 17 anos, uma mecânica que toda oficina sabe mexer e agora tem o respaldo do pós-vendas da marca, por meio da Mopar.

Segundo a Fiat, além de um ano de garantia contratual, o consumidor pode optar por mais 12 ou 24 meses de cobertura direto na concessionária através do MVP (Mopar Vehicle Protection), que também oferece, junto ao financiamento do veículo, o plano de revisão sob medida, podendo adquirir de duas a dez revisões, com ou sem assistência 24 horas Confiat.

O transportador deve ficar atento pois a rede de concessionárias oferece vantagens e descontos na venda para empresas, produtores rurais, taxistas e outras categorias de negócios. Vale a pena consultar. O preço da Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida começa em R$ 60.240,00.

Ficha técnica

Motor: Fire Flex 1.4
Combustível Gasolina
Cilindrada 1.368 cm³
Potência 85 cv a 5.750 rpm (gasolina)

88 cv a 5.750 rpm (etanol)

Torque 12,4 kgfm a 3.500 rpm (gasolina)

12,5 Kgfm a 3.500 rpm (etanol)

Transmissão Manual, 5 Marchas
Tração Dianteira
Direção hidráulica
Rodas e Pneus 175/70 R14
Freios A disco (Ø de 257 mm) com pinça flutuante na dianteira

A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

na traseira

Suspensões Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Amortecedores Hidráulicos, pressurizados a gás e mola parabólica longitudinal.

Traseira: eixo rígido tipo ômega, amortecedores hidráulicos e mola parabólica longitudinal.

Tanque de combustível 58 litros

 

Dimensões e Pesos

Entre-eixos 2.718 mm
Largura 1.664 mm
Comprimento 4.438 mm
Altura 1.590mm
Carga útil 705 Kg
Volume do porta-malas 1,220 litros
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 Kg
Peso em ordem de marcha (Std A) 1113,0 Kg