A primeira coisa que a gente vê quando olha para o Fiat Toro é o belíssimo conjunto ótico dianteiro. Nenhum outro utilitário nacional tem esse desenho tão moderno e exclusivo. Por isso, começamos a nossa avaliação desta picape médio-compacta, modelo já com viés ítalo-americano – foi um dos primeiros produtos depois da fusão entre Fiat e Chrysler – pelo seu original design, que já ganhou diversos prêmios, e foi desenvolvido totalmente no Brasil.
A ideia era mesmo deixar o “olhar” como marca registrada do modelo, que segundo a engenharia da marca tem o intuito de ressaltar a impressão de velocidade, elegância, força e suavidade. O que reflete em modernidade e sofisticação. E estamos falando de primeira impressão, hein.
E todo o conjunto combina muito bem, com dinamismo e linhas marcantes, que escorregam pela lateral até a traseira do carro. Onde encontramos outro destaque nas lanternas e na tampa da caçamba com portas bipartidas, que reforçam ainda a robustez do utilitário.
Desde seu lançamento, o Fiat Toro agradou os motoristas de passeio e transportadores por ser um veículo que reúne conforto e robustez, ou seja, é versátil para ir do lazer ao trabalho sem fazer esforço. O que pode ser conferido pela carroceria forte, com suspensão independente nas quatro rodas, que roda com perfeito silêncio e conforto interno.
A grande caçamba tem volume para 820 litros, mas pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros quando acoplada ao extensor, um acessório da marca, que aumenta o comprimento da caçamba. A capacidade de carga é de 650 Kg e um detalhe importante é o amplo tanque de combustível, nesse caso flex, de 60 litros.
Nossa versão, a Freedom 1.8 16V Flex AT6, é a de entrada, e já vem bem completa para conforto e segurança do transportador. E olha que rodando pelo Ceagesp a gente já vê esses carros na lida, afinal, durante a semana pode ser utilizado para o trabalho, devido a sua estrutura forte, e no final de semana é uma picape bacana para curtir com a família e amigos, em grande estilo.
Primeiro o design, e em segundo a lista excelente de equipamentos tecnológicos agradam o transportador mais exigente, mesmo na versão de entrada. O modelo tem uma posição de dirigir alta, o que remete a um utilitário de luxo. Seguindo este mesmo sentido, os botões para acionamento desses recursos são fáceis e têm ajuda do volante multifuncional e um computador de bordo completo e o rádio Conect.
Destacamos o importante e útil piloto automático com controlador de velocidade e o quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT. Para ajudar na segurança, estão o sensor de estacionamento traseiro, o ESC (controle eletrônico de estabilidade) e o Hill Holder (auxiliar de partida em subidas).
Para impulsionar o Fiat Toro Freedom, o motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V, que foi melhorado para ajudar na economia. Um dos aprimoramentos foi o VIS (Variable Intake System), que segundo a engenharia da Fiat, é uma tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Tem boas retomadas, é ágil e gasta menos combustível que a versão anterior, definitivamente.
Completando, o eficiente câmbio automático de 6 marchas e um lembrete: essa versão vem com tração dianteira.
Ficha técnica
Motor: | 1.8 16V Flex AT6 |
Combustível | Etanol / gasolina |
Cilindrada | 1747 cm³ |
Potência | 135 cv / 5.750 rpm (gasolina) 139 cv / 5.750 rpm (etanol)
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Torque | 18,8 kgfm / 3.750 rpm (gasolina) 19,3 kgfm / 3.750 rpm (etanol |
Transmissão | Automática de 6 velocidades |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | 6,5jx16” em chapa de aço (liga leve opcional) 215/65 R16 |
Freios | Dianteiro: A disco ventilado (ø de 305 mm) com pinça flutuante
De serviço: Hidráulico, comando a pedal com ABS, ESP, ASR e Hill Holder Traseiro: A tambor (ø de 254 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo |
Suspensões | Dianteira: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassis e barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e mola helicoidal
Traseira: Tipo Multi-link com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora. Molas helicoidais progressivas à carga |
Tanque de combustível | 60 litros |
Dimensões e pesos
Entre-eixos | 2.990 mm |
Largura | 1.844 mm |
Comprimento | 4.915 mm |
Altura | 1.680 mm |
Capacidade de carga | 650 Kg |
Volume do porta-malas | 820 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 Kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 1619 kg |