Financiamento de Utilitários

Financiamento de Utilitários

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 10/05/2016

Hits: 11

Por Alberto Savioli, economista com pós-graduação em gestão pela USP

Com a incerteza político-econômica, o mercado de compra e venda vem sofrendo com o momento de crise, desta forma, quem tiver não só interesse, mas também condições de adquirir seu veículo, esta é a hora.

As lojas que comercializam veículos utilitários, para não comprometerem ainda mais seu caixa, estão limpando os estoques, isto significa dizer que as margens de lucro estão cada vez menores, mas por outro lado, que ganha com isso é o consumidor, que consegue comprar veículos mais novos com preços menores.

Lembre-se, quando for comprar seu novo veículo, leve em consideração alguns pontos importantes para que esta compra não se torne um problema lá na frente:

» Há necessidade de se dar entrada na compra do novo veículo, a entrada mínima que a maioria dos bancos trabalha é de 30% da tabela FIPE, quanto maior a entrada menor será a taxa de juros e maiores serão as chances de você ter seu crédito aprovado.

» Não comprometa mais do que 25% de sua renda com a prestação;

» Nunca leve em conta a renda futura e sim a renda atual;

» Todo veículo tem necessidade de manutenção, portanto coloque este custo em seu orçamento.

Hoje, além de todos os bancos comerciais, algumas financeiras atuam no segmento de utilitários, e a maior dificuldade está na aprovação do crédito, pois é um processo cíclico,já que as dificuldades na economia refletem diretamente na inadimplência dos contratos, com isso, os bancos diminuem a oferta para novos créditos.

Cabe ressaltar que a grande dificuldade que se tem ao analisar um crédito é a baixa qualidade nas informações contida nas propostas, então vamos tratar mais sobre este assunto:

» Quando você estiver solicitando o crédito em uma loja/concessionária, você deverá ter o maior numero de informações possíveis, pois apesar dos sistemas fornecerem grande parte do histórico de crédito, não é suficiente para se conseguir desenhar um perfil do proponente. Assim, leve a maior quantidade de informações profissionais possíveis.

Principais informações para ter o financiamento:

 » Possui veículo no perfil, este está quitado    ou possui ônus?

» Está agregado em uma empresa? Quanto tempo? Certifique-se que através e um telefone, o banco possa comprovar esta informação

» Uma das maiores dificuldades é que nem sempre o proponente possui um comprovante de endereço em seu nome, tenha certeza que sem isto, seu crédito não será aprovado

Agora, se você tem todas estas informações, então aproveite a hora e vá trocar seu veículo, pois o mercado está bem favorável devido à baixa procura.