Fique de olho no que te falam sobre pneus

Fique de olho no que te falam sobre pneus

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 21/04/2019

A manutenção preventiva dos pneus está diretamente ligada à segurança do veículo e principalmente, dos seus ocupantes. E por estarem sempre em contato direto com o solo, os pneus ficam mais sujeitos a impactos e desgastes ao longo do tempo. Por isso, a revisão periódica é tão essencial, pois as condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outros componentes do veículo, como suspensão e freios. Até mesmo o consumo de combustível pode sofrer com a falta de manutenção.

Por aí, existem muitas histórias verdadeiras e mitos que se contam em relação à manutenção desses componentes. Fique ligado e tome por conselhos essas dicas:

– Não tem problema usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo: isso não é recomendado, apesar de ser muito utilizado. Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado, apresentar tendência direcional para um dos lados e principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada. Para garantir mais segurança e aderência, mantenha todas as rodas com pneus iguais.

– Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro: Tudo errado. Os pneus do veículo foram projetados e desenvolvidos em conjunto com a montadora para funcionar com determinada estrutura, diâmetro e largura. A alteração da medida dos pneus pode ocasionar inclusive problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e dirigibilidade.

– Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens: um pneu mais largo pode prejudicar a resistência à aquaplanagem, isso pois as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas para proporcionar a correta drenagem da água em um pneu mais largo. Voltamos à questão anterior.

– O modo como você dirige não afeta vida útil dos pneus: nada a ver ou melhor, tudo a ver. A maneira como o motorista conduz afeta diretamente a vida útil dos pneus. Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastam ainda mais os pneus. Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, não só preservando a durabilidade dos pneus como, também, diminuindo o consumo de combustível. A correta manutenção dos pneus também é fator fundamental para prolongar a vida útil dos pneus.

– Calibrar os pneus de acordo com a preferência do motorista não afeta o consumo de combustível ou outros fatores: os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga, lembrando ainda que a calibragem dos pneus deve ser feita sempre com os pneus frios. O proprietário precisa seguir estas instruções, assim garantir melhor funcionamento do veículo, menor consumo de combustível, melhor segurança em situações de risco como frenagens em superfícies escorregadias e ainda aproveitar o pneu em toda a sua vida útil. Além disso, pneu calibrado da forma correta é mais resistente à cortes e lacerações.

– Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo: para receber este tipo de pneus, o veículo deve ter sido desenvolvido pela montadora e homologado para rodar assim. Deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para alertar o motorista que está sem ar no pneu. Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu. Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia. Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando tiver perdido a pressão.

– Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem: a tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem. Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível, resistência ao rolamento e ruído.

– Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco: isso não é corrida de Formula 1 e você não está num autódromo. A borracha do pneu careca não possui a mesma aderência de um pneu novo ou de um pneu slick para competições. Pneus carecas são aqueles que chegaram ao fim de sua vida útil, perdendo a aderência que vem do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais e a capacidade de escoamento de água pelo desgaste da banda de rodagem. Desta forma, estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem. Essa prática é risco na certa.

– Suspensão macia é sinônimo que ela está boa: outra da série nada a ver. Uma suspensão tem que ser firme para absorver as imperfeições do solo. Se for o caso, isso pode significar folga em algum componente do veículo. Para saber se está na hora de trocar o amortecedor ou alguma outra peça do conjunto, consulte um mecânico. Recomenda-se fazer a cada 10 mil km realizar um check-up na suspensão de forma preventiva.

– Faça o alinhamento do veículo se passar em um buraco grande: esse não é o procedimento recomendado, apesar de que, se eventualmente isso acontecer, deve-se conferir o alinhamento do veículo. Em um uso comum, um carro deve ser alinhado a cada 10.000 km. Se o veículo rodar por muito na cidade ou em estradas não pavimentadas ou em más condições, recomenda-se fazer o alinhamento a cada 5.000 km.

– Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo: o ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por pneus fabricados novos, que não possuem nenhuma emenda ou colagem realizada após o processo de fabricação. Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI. O indicador, que está na banda de rodagem e é indicado na lateral do pneu em vários locais mostra exatamente quando chega a hora de trocar que é quando sua altura se iguala a da banda de rodagem.

Fonte: * Campneus, tradicional rede de lojas com atuação em várias cidades do interior de São Paulo, especialista em pneus para carros de passeio e de carga. Faz parte da Rede Oficial de Revendedores Pirelli.