Frete Drive: Chevrolet S10: robustez de longa data

Texto: Carolina Vilanova 

Fotos: Divulgação 

Centenária, a Chevrolet S10 é uma das principais picapes do Brasil, e sempre esteve entre as queridinhas no gosto do transportador. O maior trunfo deste modelo na versão cabine simples é a versatilidade, a possibilidade de ser carregada com diversos tipos de materiais e ainda circular livremente pelas grandes cidades.

Testamos a versão LS, que é bastante apropriada para carga, já que tem cabine simples e uma extensa caçamba para o trabalho, ou seja, uma capacidade de carga de 1220 kg. Por conta da tração 4×4 de série, a picape é muito usada tanto em trechos urbanos quanto para o trabalho rural.

O modelo mesmo na versão de entrada oferece elementos importantes para segurança e conforto do transportador, como freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência, além do importante sistema de controle eletrônico de estabilidade e tração.

Seguindo a lista de equipamentos de série, estão ar condicionado, vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio de controle remoto, alerta de baixa pressão dos pneus e computador de bordo, com dados da viagem, consumo, autonomia do veículo e temperatura externa.

A picape cabine simples vem equipada com motor turbo diesel 2.8 litros, capaz de render de 200 cv de potência e torque de 44,9 kgfm a 2.000 rpm. Um conjunto forte de ótimo desempenho, que adota o sistema CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), responsável por reduzir os níveis de ruído e de vibração.

Nesse sentido, o motor teve ainda a calibração renovada e adotou um sistema de gerenciamento elétrico mais moderno, vindos da Chevrolet Colorado norte-americana. O resultado é a força do conjunto diesel combinado com economia de combustível e menor emissão de poluentes.

Com autonomia de mais de 800 km, que comprova ser um modelo econômico, a picape chega a velocidade máxima de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos.

O câmbio manual de 6 velocidades é bem parrudo, ideal para colocar a picape no serviço de distribuição. Mas dirigibilidade mesmo vem da caixa de direção com assistência elétrica, que tem ótimo diâmetro de giro, facilitando nas manobras de estacionamento.

Para ter uma boa utilização no transporte, precisamos de um conjunto de suspensão forte e eficaz, e a S10 nos entrega isso. Com a dianteira Independente e molas helicoidais e feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios na traseira.

Em termos de conectividade, mais surpresas para o transportador, sem luxo, porém com funcionalidade, a S10 Cabine Simples entrega som AM/FM com MP3 player, funções de áudio streaming e viva voz via Bluetooth®.

 

Ficha técnica

Motor: 2.8 Turbodiesel
Combustível Diesel
Cilindrada 2.776 cm3
Potência 200 cv @ 3600 rpm
Torque 44,9 kgfm @ 2000 rpm
Transmissão Manual de 6 velocidades
Tração 4×4
Direção Caixa de direção eletrica por correia – redução 18,92:1
Rodas e Pneus Aço estampado 6,5J x 16 e pneus Radiais 245/70 R16″
Freios Hidráulico com duplo circuito em paralelo Sistema de freios anti-blocante (ABS) com sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras. Sendo disco nas dianteiras e tambor na traseira.
Suspensões Dianteira Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados

Traseira com feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados

Tanque de combustível 76 litros

 

Dimensões e Pesos – Versão 3,5 t

Entre-eixos 3,096 mm
Largura com espelhos 2,132
Comprimento 5,381 mm
Altura 1,778 mm
Comprimento da caçamba 2,322 mm
Capacidade de carga 1220 kg
PBT 6,000 kg
Peso em ordem de marcha 1930 kg (4×4 LS MT)

 

 

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