Texto: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação
O nosso teste com o mais recente lançamento da Citroën, o furgão Jumpy, foi do tipo multi-uso em circuito misto. Rodamos na cidade, na estrada e realmente usamos o veículo para fazer uma distribuição. Tudo com muita tranquilidade, como se estivesse usando um automóvel, e usando carteira de habilitação de automóvel.
Sucesso na Europa, o Jumpy tem tudo para fazer carreira aqui no Brasil, pela sua robustez de furgão, conforto e praticidade de carro de passeio e, principalmente, pelo preço acessível, que começa em R$79.900. O nosso modelo, equipado na versão Pack, é um pouco mais caro, parte de R$ 83.900,00.
O VUC francês tem o DNA da marca bastante marcante, principalmente, na dianteira, com a grade frontal em filetes que levam até o centro onde está o símbolo Citroën, envolvida num estilo robusto e imponente. Os faróis contam com a luz diurna de segurança, num desenho moderno e bonito.
A traseira é clean mas tem as lanternas largas e as portas bipartidas que abrem até 180º, facilitando o acesso. Na lateral mais uma porta deslizante ajuda a vida do transportador, com largura compatível para a entrada de uma empilhadeira. A altura também é um destaque, já que permite a entrada em garagens subterrâneas, e passou no teste.
Com conforto, o Jumpy oferece um interior para três ocupantes, posição elevada para dirigir, volante com ajuste de altura e regulagem e acesso para o piloto automático. Além disso, o rebatimento do encosto do banco central forma um escritório móvel, que transforma a cabine em um verdadeiro ambiente de trabalho
Em termos de performance e dirigibilidade, temos o novo motor 1.6 Diesel Blue HDi, que anda muito bem com baixo consumo de combustível e reduzidos índices de emissões. Isso porque usa a tecnologia do Arla 35 para eliminar os gases tóxicos gerados pela combustão.
Gera potência máxima de 115 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 30 kgfm a 1.750 rpm. É fácil de dirigir, ágil e manobra muito bem. Segundo a marca, a autonomia do furgão chega a 820 km em ciclo misto. O câmbio é manual de seis marchas e o conjunto de suspensões foi adaptado às condições de solo do Brasil.
Conta ainda com freios a disco nas quatro rodas com auxílio do ABS e tecnologias como ESP (Controle de Estabilidade), Hill Assist (Assistente de partida em rampas), limitador e regulador de velocidade.
Agora ao que interessa, o Jumpy foi projetado com plataforma modular, que assegura carga útil de 1.500 kg e PBT total de 3.219 kg. Com amplo compartimento de carga, o espaço aumenta de 6,1 m³ para 6,6 m3 com o Moduwork, um tipo de compartimento secreto que fica abaixo do banco do passageiro e pode ser aberto para carregar objetos de até 4 m de comprimento no assoalho plano.
Um furgão compacto, que se adapta para diferentes tipos de público, das mais diversas áreas de atuação: construção, entregas urbanas, empresas de serviços, pequenas empresas, e-commerce etc. Possibilita inúmeras transformações da carroceria que podem atender a segmentos de logística, food truck, medical service (ambulância, remoções), acessibilidade, escolar, PET etc.
Para impulsionar as vendas, o profissional conta com atendimento personalizado na rede da marca, que criou o Compromisso Citroën Pro, um plano destinado a oferecer um serviço de pós-venda moderno, exclusivo e competitivo. Ou seja, o pacote completo para o transportador VUC.
Ficha técnica
Motor
Número de Cilindros e Válvulas Cilindrada Alimentação Potência máxima Torque máximo Tipo de emissão (Regulamentação de Emissões) Dispositivo anti-poliuição
Câmbio Tração
|
1.6 Turbo Diesel BlueHDi
4 cilindros e 8 válvulas 1.560 cm³ Injeção direta de combustível 115 cv a 3.500 rpm (Diesel) 30 mkgf a 1.750 rpm (Diesel) Proncove L6 (equivalente Euro 6) Uréia AdBlue, catalizador redutor seletivo (SCR) e filtro particulado (FAP) Manual de 6 marchas Dianteira |
Comprimento
Largura Largura com espelhos Altura Entre-eixos Volume útil (área da zona de carga) Comprimento máximo (chão da zona de carga) Peso vazio em ordem de marcha Carga útil (incluindo condutor e passageiro) Peso bruto total
|
5.309 mm
1.920 mm 2.204 mm 1.935 mm 3.275 mm 6,6 m³ com ModuWork 4.024 mm com Moduwork 1.719 kg 1.519 kg 3.219 kg |