Futebol pelo mundo. Disputas, jogos e decisões o ano inteiro

Futebol pelo mundo. Disputas, jogos e decisões o ano inteiro

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 10/07/2019
A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista
A coluna Falando de esportes é escrita por Carlos Briotto, jornalista formado pela Universidade Metodista

O futebol no mundo é uma coisa muito curiosa. Chegamos à metade do ano e para muitos a temporada já acabou; para outros estão apenas começando. Na Europa, por exemplo, as principais ligas já encerraram sua temporada. Aqui na América do Sul estamos no começo. Europeus já conhecem todos os campeões nacionais.

Na Premier League o Manchester City foi novamente campeão, conquistando de forma inédita seu primeiro bicampeonato. Agora o time de Pepe Guardiola e Gabriel Jesus somam seis conquistas nacionais. Manchester United domina com 20 títulos.

Na Lega Nazionale Professionisti Serie A, mais conhecida como campeonato italiano, a Juventus sagrou-se novamente campeão, seu oitavo título consecutivo. Agora a La Vecchia Signora (velha senhora) possui 35 canecos em sua estante vitoriosa.

Outro importante campeonato também já tem seu campeão conhecido. O Barcelona conquistou o bicampeonato espanhol. Na disputa pela hegemonia do futebol espanhol os Merengues ainda levam grande vantagem sobre os Catalães, são 35 conquistas conta 26.

Fechando os principais campeonatos nacionais, a Bundesliga também conheceu seu novo campeão. Novo no modo de falar. O Bayern de Munique levantou pela sétima vez consecutiva a taça de campeão. Agora já são 29 títulos nacionais, 20 a mais que o Nürnberg (você conhece?), segundo na lista de campeões.

Copas Europeias
Os dois principais torneios europeus têm seus campeões conhecidos ao final dos campeonatos nacionais.

A Liga Europa reúne os grandes clubes europeus que não conseguiram vaga para a Liga dos Campeões. Equipes tradicionais como Milan, Benfica, Chelsea, Arsenal, Bayern Leverkusen, Sevilla e Atalanta disputaram esta edição. A final deste ano foi inglesa. O Chelsea sagrou-se campeão ao derrotar o Arsenal por 4 a 1. Com esta conquista o time inglês agora possui dois títulos. Nesse torneio o Sevilla é o maior campeão com cinco conquistas.

Principal torneio mundial, poder-se dizer até mais importante que a copa do mundo, a Liga dos Campeões da UEFA teve uma final surpreendente e inédita. Nenhum dos supercampeões como Barcelona, Real Madrid, Bayern ou Juventus. A final deste ano foi também entre equipes inglesa. O Liverpool bateu o Tottenham por 2 a 0. Com esta vitória o time da cidade dos Beatles ergueu seu sexto caneco e já sonha em destronar o Real Madrid, que possui 13 títulos, como o maior campeão.

Torneios Sul-Americano
Já pelo lado do hemisfério sul os campeonatos estão começando a engrenar. Na Conmebol Copa Libertadores dos sete clubes brasileiros apenas o Atlético/MG ficou na primeira fase. Palmeiras, com a melhor campanha entre todos os times que disputam a competição, Flamengo, Atlético/PR, Cruzeiro, Internacional e Grêmio passaram para a segunda fase do torneio, que agora passa a ser disputado no mata-mata. Perdeu está fora. Argentinos são soberanos no torneio. Possuem 25 conquistas conta 18 brasileiras e oito uruguaias.

Na Conmebol Sudamericana, torneio de segundo escalão, também tem times brasileiros passando de fase. Botafogo/RJ, Atlético/MG, Fluminense e Corinthians disputam o título e por consequência garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Neste torneio também temos hegemonia Argentina. Os Hermanos lideram com oito conquistas enquanto nós, brasileiros, temos quatro.

Campeonatos Nacionais
O campeonato brasileiro ainda está no início, o Palmeiras, atual campeão, busca o bicampeonato e seu 11º título nacional. Tem melhor time e elenco. Por fora correm Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Grêmio. Na história do torneio o Santos possui o segundo posto com oito título, seguidos de Corinthians sete e São Paulo seis. Domínio total das equipes paulistas.

Já na Copa do Brasil a conversa é diferente. Por ser torneio de mata-mata nem sempre o melhor time ou melhor elenco garante o título. Na história deste torneio equipes de menor expressão como Santo André/SP, Paulista/SP, Juventude/RS e Criciúma/SC já levaram a taça para casa. Atual campeão e maior vencedor com seis títulos, o Cruzeiro defende a fama de papão do torneio. Além dele, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos, entre outros, também sonham com a faixa de campeão. Na corrica pelo primeiro posto Grêmio com cinco, Flamengo, Corinthians e Palmeiras, todos com três títulos, correm atrás do time da raposa.

Outros torneios
Ainda neste primeiro semestre teremos a realização de dois grandes eventos. O primeiro deles é a Copa do Mundo de Futebol Feminino. O outro é a Copa América de Futebol Masculino. O primeiro será realizado na França. O segundo no Brasil.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino contará com a participação de 24 equipes. O Brasil busca o título inédito na competição. Neste torneio os Estados Unidos lideram com três títulos seguidos de Alemanha com dois, Noruega e Japão com um título cada. O Brasil tem apenas um vice-campeonato obtido em 2007.

Já na Copa América, Brasil e Argentina, como sempre, lideram as apostas. A seleção chilena, atual bicampeã do torneio, e a uruguaia não podem ser descartadas. Na galeria de campeões os uruguaios estão na frente com 15 títulos, seguidos de argentinos com 14 e brasileiros com oito canecos.