Gestão de frota: otimizando tempo e dinheiro

Gestão de frota: otimizando tempo e dinheiro

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 02/05/2017

Se hoje a palavra de ordem é cortar custos operacionais, nada melhor do que utilizar bons processos de gestão de frota, que a ajuda de rastreadores, para garantir que a economia na sua empresa chegue sem perder a qualidade

Texto: Carolina Vilanova  | Fotos: Divulgação

Sempre buscamos otimizar nosso trabalho, gastar menos dinheiro, desperdiçar menos tempo, ainda mais no transporte de cargas, isso se torna essencial para o sucesso do negócio. Contar com bons métodos, incluindo softwares ou programas de gestão de frota é a maneira mais fácil de se conseguir isso.

Aumentar a produtividade e eficiência das suas operações é o objetivo de se ter um bom mecanismo de gestão de frotas. Monitorar seus VUCs e a maneira que seu motorista conduz vai te dar uma melhor visão da saúde da sua empresa. Saber quanto se gasta com manutenções, combustível, pneus, documentação, eventuais multas e outros custos vai permitir eliminar gastos e possíveis riscos, até mesmo acidentes.

Empresas que oferecem rastreadores podem ajudar nessa tarefa, já que muitos deles são capazes de ler uma série de parâmetros do veículo e do próprio motorista. As plataformas de software disponibilizadas ajudam a cruzar esses dados resultantes da operação, até mesmo indicando a melhor rota para a trabalho.

Na Ituran, utilizando a tecnologia GPS/GPRS, é possível chegar a um avançado sistema para gestão de frotas do mercado. Com o Ituran Safey você pode monitorar as ações de seus motoristas pela internet e ter controle no desempenho de sua frota, medindo o nível de segurança e economia de combustível na condução de cada veículo.

Fábio Nonis, diretor Comercial Corporate da Ituran, fala que é possível também graduar, classificar e comparar cada condutor, de acordo com alguns parâmetros como: frenagens ou acelerações bruscas, curvas agressivas, mudanças de faixa e ultrapassagens perigosas ou agressivas, entre outros.

“Você terá acesso à diversos relatórios, possibilitando otimizar a operação por veículo ou motorista e um diferencial muito importante: comparando o desempenho de sua frota com o universo de clientes da Ituran, que lhe permite ver o quão eficiente está sendo sua gestão”, comenta.

gestão-de-frotas-3

Segundo a Pósitron, as ferramentas para gestão de frotas são indicadas para empresas que buscam o aumento da produtividade, gerenciamento de riscos, redução de custos, melhorias na qualidade dos serviços, além da segurança dos motoristas. O monitoramento e análise de todas as ações do transporte e condutores, contribui ainda para a diminuição do uso indevido dos veículos, otimização do tempo e aumento da vida útil da frota.

“Entre os serviços que a Pósitron oferece ao mercado, está a Telemetria, que une, em uma única solução, rastreamento e inteligência na gestão do desempenho do motorista e do veículo. A telemetria Pósitron é a solução que faz o monitoramento à distância da frota, através de sensores e atuadores, permitindo acompanhar o desempenho da operação como um todo e uma melhor tomada de decisão. Por meio desta ferramenta, dados e informações são coletados e transformados em conhecimento, possibilitando ao cliente realizar a gestão de sua frota de forma mais eficiente”, explica Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da Pósitron.

Um dos principais benefícios do serviço é auxiliar o frotista a reduzir custos, seja no consumo de combustível, gestão da mão de obra, etc. Além disso, possibilita a identificação de hábitos de direção dos condutores e situações diversas, permitindo aumentar a segurança do veículo, da carga e do próprio motorista.

A Pósitron oferece também uma ferramenta chamada “Gestão de Frotas” que permite gerenciar de forma integrada e concomitante todos os veículos, otimizando sua utilização e reduzindo custos com a operação.

Obson explica que: “as soluções para este mercado envolvem, por exemplo, o envio de alertas de manutenções e pagamentos: impostos, multas, abastecimentos, etc. Também é possível o controle de informações dos motoristas, como: agendamentos, exames periódicos, controle de multas e gastos, cursos adicionais, e controle de dados da CNH (como pontos na carteira e prazo para renovação).

gestão-de-frotas-2

O preço do monitoramento

É sempre bom ficar atento aos preços que são cobrados para determinados serviços, como os de rastreamento para frotas, para que não saia mais caro do que você espera. Hoje, na Ituran, por exemplo, é oferecido esse serviço a partir de R$ 49,90 mensais mais instalação do equipamento.

O diretor explica que além de soluções já prontas, ainda podem desenvolver ferramentas customizadas, de acordo com cada necessidade. “A Ituran não vende equipamentos –100% dos equipamentos são em comodato – o que garante que o parque de equipamentos instalado na frota do cliente esteja sempre atualizado, sem preocupações com manutenções ou garantia”, completa.

O gerente da Pósitron avalia que os preços de produtos e serviços para veículos de carga podem variar muito, de acordo com a quantidade e variedade adquirida. O cliente pode optar por apenas um localizador simples até um combo completo com vários acessórios e softwares de gestão. Independentemente da necessidade, a Pósitron oferece uma ampla gama de soluções, que vão desde as mais econômicas, até as mais complexas.

“Quanto aos equipamentos que precisam de atualizações, estas são feitas “Over the Air”, ou seja, sem necessidade de interrupção da operação, trazendo muito mais comodidade para os clientes”.

Para uma boa gestão da frota de veículos existem diversas ferramentas no mercado, basta saber escolher qual a que se encaixa melhor para o seu tipo de negócio. Uma coisa é certa, nesse mercado de distribuição, quem não se informatiza, acaba tendo mais custos no final do dia.