ColunistasConteúdo

Importância da postura correta

A coluna De olho na saúde é escrita por Thaís Rizzatt, médica anestesiologista
A coluna De olho na saúde é escrita por Thaís Rizzatt, médica anestesiologista

A má postura ao dirigir pode resultar em dores na coluna e quando isso ocorre de forma crônica, como é o caso dos profissionais do transporte, pode causar complicações. Daí a importância de se observar a postura e tomar alguns cuidados preventivos, pois estudos recentes mostram que estar sentado sobrecarrega mais a coluna lombar do que quando estamos em pé. Por isso é tão comum a queixa de dor lombar ou articular em motoristas, principalmente os obesos. Além disso podemos observar dor cervical, formigamentos e dores nas pernas e nos braços além de  problemas circulatórios. Sabe-se que a má postura são causadores de desordens articulares, podendo com o tempo  evoluir à abaulamentos, hérnias de discos e desvios posturais, como escoliose e hipercifose.

Além  da postura inadequada, os sintomas dolorosos são  desencadeados por uma permanência prolongada na mesma posição, acima de 45 minutos onde se dá a fadiga muscular, situação comum dos profissionais que trabalham  ao volante. Por isso é muito importante as pausas para descanso e alongamentos. Com a correria do dia a dia e com os prazos e compromissos à serem cumpridos fica difícil de realizar essas  pausas, mas são essenciais, inclusive para evitar o sono e os acidentes no trânsito.

A melhor forma de prevenir é manter uma postura correta ao dirigir, que inclui: manter o encosto da cabeça na mesma altura da cabeça, esta deve estar próxima, para evitar o efeito chicote em freadas bruscas, mas não deve estar relaxada, para não causar sono, a coluna deve estar totalmente apoiada, incluindo a coluna lombar, porém nem todos os bancos permitem isso, então uma dica, é você usar uma toalha enrolada, pois irá auxiliar a manter a lordose natural, a toalha deve estar na altura da terceira vértebra lombar, acima da bacia e deve ser do tamanho adequado a cada indivíduo, caso contrário irá acentuar a dor.

Os pés devem alcançar os pedais, mantendo os joelhos levemente dobrados, e estar na altura dos quadris ou pouca coisa acima, as pernas devem estar paralelas.Os braços devem estar relaxados e os cotovelos semifletidos, para não tensionar ombros e pescoço. E as mãos não devem ficar muito elevadas.

Pausas frequentes evitam a sobrecarga intervertebral, nessas pausas realizar o alongamento dos principais grupos musculares, em 20-30 minutos. Darei algumas dicas, para a musculatura da coluna, em pé ou sentado, com os joelhos retos, tente alcançar os pés com as mãos. Para os membros superiores, entrelace os dedos e estique os braços, como se estivesse se espreguiçando ou com os cotovelos esticados, tente tocar as mãos por trás do tronco. E para finalizar a musculatura dos membros inferiores, apoie em uma parede, coloque um pé atrás e outro mais a frente com a perna levemente dobrada, deixe o peso do corpo sobre essa perna, assim irá sentir alongar a musculatura da perna que ficou esticada atrás.

Quando estiver de folga, pratique atividade física regular, como pilates e musculação, lembrando sempre que ao levantar peso, a musculatura abdominal deve estar contraída, e cuide da alimentação para evitar o excesso de peso. 

ÚLTIMOS POSTS