Inteligência Artificial! Você sabe o que é isso?

Inteligência Artificial! Você sabe o que é isso?

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 26/04/2018

Hits: 6

A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi, formada em R.P. pela Universidade Metodista
A coluna Tecnologia da informação é escrita por Vânia Cagnassi

Muito tem se falado de AI (sigla em inglês para artificial intelligence) ou IA (sigla em português para inteligência artificial).

Eitâ assunto complicado não é? Então vamos construir e depois desconstruir. Dessa forma todos nós, simples mortais, entenderemos o que a IA representa, como ela afeta o nosso cotidiano e quais são as promessas dos cientistas para um futuro (não tão próximo).

Ao final desta matéria você poderá tirar suas próprias conclusões, formar uma opinião e o mais importante de tudo, na próxima conversa sobre o assunto você não vai ficar de fora da discussão.

Afinal o que é?

Basicamente é fazer o computador pensar como gente, quer dizer, fazê-lo tomar decisões, resolver problemas, pensar por si mesmo e até ter sentimentos. Em resumo um cérebro de mentirinha.

Quem estuda essa “coisa”?

São os cientistas da computação que estão por trás dessa tecnologia. Quer dizer, cabeças de verdade desenvolvendo cabeças de mentira.

Como esses cientistas se dividem?

Uns estudam a parte motora, outros estudam a fala, as línguas e seus significados, as emoções, enfim todos os aspectos da capacidade do cérebro humano.

Nós já estamos vivendo na era da Inteligencia Artificial?

Sim. A inteligencia artificial faz parte da nossa vida, mesmo que não possamos ver, sentir ou tocar.

Alguns exemplos:

  1. Jogos de Vídeo games de futebol: já reparou que os jogadores são cada vez mais parecidos com os jogadores de verdade? Não só na parte física, mas também no jeito de olhar, de mexer o cabelo, de piscar, de passar a bola, nas suas características tecnicas, quer dizer um é melhor de passe, outro corre mais, entre outros detalhes
  2. Máquinas fotográficas: elas ajustam o foco de forma tão automática, parece até que estão vendo através dos nossos olhos e pensando como a gente, não é?
  3. Escritores de livros: cansado de esperar pelo fim de uma história? A inteligência artificial é capaz de escrever um final surpreente e do jeito que você queria.
  4. Edição de vídeos esportivos: alguns esportes são meio repetitivos e cansativos de ver, não é? Imagina uma partida de tenis ou de golf. Então, os computadores munidos de IA podem fazer isso por nós e chegar aos melhores momentos, ataques e sacadas de forma muito mais rápida e eficiente e sem perder horas e horas com imagens, que a olho nú, pareceriam iguais e repetitivas.
  5. Composição de músicas: já existem artistas fazendo “experimentos” e compondo discos inteiros usando programas de IA.
  6. Moda: na criação de novos modelos, seguindo as tendências e analisando os comportamentos dos clientes é possivel lançar coleções inteiras de roupas, sapatos, acessorios desenhados e coloridos pelo computador.
  7. Reconhecimento de voz: o ouvido do ser humano é falho e deficiente, alguns sons são impossiveis de identificação, então a IA chegou para reconhecer com perfeição tons de vozes, diferentes idiomas e até dizer que tipo de emoção a pessoa estava sentindo no momento da gravação (raiva, saudade, tristeza, felicidade…).
  8. Descobrir se a pessoa está mentindo: nossa, que susto heim? Mas imagina o avanço que isso traria para certas investigações principalmente as que estamos vivenciando no Brasil.
  9. Pilotar planadores: através da IA os cientistas desenvolveram um programa capaz de manter os planadores no ar analisando os aspectos climáticos, velocidade do vento, gerando eficácia e economia de combustível. Quem sabe, logo logo isso vai para as ruas, estradas e rodovias.
  10. Análise do sono: isso vai ajudar a medicina a encontrar de soluções no tratamento de várias doenças relacionadas ao sono.
  11. Advogar e aconselhar: softwares criados para para servir de conselheiro legal, istó é, você pergunta e o computador responde. Todo tipo de problema e legislação. Tem até software voltado para legislação de transito. Isso pode ajudar muito no futuro não é caro motorista?

Bom pessoal. Isso é tudo, quer dizer, isso é quase nada comparando-se a infinidade de coisas que a tecnologia tem criado a nosso favor. Por isso, não se assuste quando o assunto é tecnologia. É mais simples do que parece.