ColunistasConteúdo

Jogos Olímpicos: Da antiguidade a era moderna

Por Carlos Briotto, jornalista formado pela Metodista

Os jogos Olímpicos são um evento global, que atraem a atenção de bilhões de expectadores (estima-se para o Rio 2016 uma audiência de 4,5 bilhões de pessoas), mas você já parou para se perguntar se lá atrás, lá em 1896, na sua primeira edição, como foram realizados os jogos olímpicos? Quais eram as modalidades esportivas? Se mulheres disputavam os jogos? Como era a premiação? E talvez o principal: Como surgiu os Jogos Olímpicos?

Na antiguidade

Bom, vamos começar com um breve relato sobre o início dos jogos olímpicos. A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceu em Atenas, Grécia, em 1896. Para quem não sabe, já houve edições anteriores e são conhecidos como Jogos Olímpicos da Antiguidade. De caráter religioso eles foram realizados em Olímpia, também na Grécia, em honra a Zeus, pai dos deuses e dos homens, segundo a mitologia grega.

Esses jogos aconteceram entre os anos de 770 a.C a 300 d.C. Neste período, apenas atletas das cidades-estados gregas podiam participar. As mulheres, escravos e bárbaros eram proibidos de participar dos jogos. As mulheres caso fossem pegas assistindo aos jogos eram presas e condenadas a morte.

As modalidades esportivas praticadas pelos atletas gregos eram: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).

A Era Moderna, o início

Por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin e sob o lema “o importante é competir”, os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram reeditados em 1896 em Atenas, na Grécia.

Encantado pelo comportamento dos gregos do passado, o barão convocou, em 1894, uma reunião com representantes de nove países e expôs o seu plano de reviver o torneio interrompido há 15 séculos.

Nesta primeira olimpíada participaram 280 atletas de 14 países. Em disputas as provas de arremesso de disco, atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação salto em distância e tênis. Ao todo foram distribuídas 122 medalhas sendo 43 de ouro, 43 de prata e 36 de bronze.

A Mulher nas Olimpíadas

A participação das mulheres nos jogos olímpicos só ocorreu em 1900, em modalidades de exibição. Ao todo foram 19 corajosas atletas disputando jogos de golfe e tênis. Por incrível que pareça, o próprio idealizador dos jogos, o barão de Coubertin, era contra a participação feminina. Em 2016, nos Jogos do Rio, serão mais de 4,000 atletas femininas, disputando 302 medalhas de ouro.

A premiação

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade os atletas eram premiados com uma coroa de louro. Além disso, eram tratados como heróis em suas cidades, eram homenageados com construção de estátuas e recebiam benefícios como alimentação e moradias.

Hoje, desde que se iniciou a era moderna dos Jogos Olímpicos, os vencedores são reconhecidos com medalhas de ouro, prata e bronze dando conotação com o valor dos metais nobres. Além disso, como todos os atletas são profissionais, o lugar mais alto do pódio também trás excelentes resultados financeiros.

ÚLTIMOS POSTS