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Logística: a arte da distribuição otimizada

Logística: a arte da distribuição otimizada

Logística: a arte da distribuição otimizada. Transportadoras e empresas que dependem de coletas e entregas utilizam de formas diferentes processos de logística por todo Brasil, principalmente em centros urbanos para garantir os bens de consumo de toda população 

Texto: Carol Vilanova | Fotos: Divulgação

Fazer a entrega do produto correto, no local combinado e no menor tempo possível. Esse é o conceito perfeito da distribuição, é o que os setores de logística nas empresas buscam todos os dias.

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A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Isso quer dizer que a logística das empresas deve acontecer de maneira lógica, com uma visão organizacional, objetivando eficiência e a melhor maneira de distribuição dos seus produtos ou serviços.

Grandes transportadoras e grandes empresas que precisam da distribuição praticam diferentes métodos para fazer suas coletas e entregas, e fazer girar os bens de consumo por todo país. Ainda vamos acrescentar nesse negócio um enorme nicho que passou a existir e crescer nos últimos anos, que é o e-commerce.

Aliás, muitas transportadoras começaram apostar e investir nessa área, é o caso da JadLog, que quer se posicionar como uma das especialistas em atendimento aos varejistas do e-commerce. Segundo a empresa, atualmente, as movimentações relacionadas ao comércio eletrônico representam 30% do total de operações.

Transporte de vucs nas estradas 

Logística: a arte da distribuição otimizada: Estrutura da logística

No mundo do transporte é comum as empresas optarem por diferentes tipos de estrutura de frota, para assim determinar suas estratégias de logística. A frota própria da JadLog, por exemplo, é composta por 240 caminhões e carretas e 800 utilitários. “Ainda temos cerca de 900 veículos pertencentes aos mais de 500 franqueados. A JadLog ainda conta com frota aérea de empresas do grupo JAD e utiliza os porões de todas as companhias aéreas comerciais para escoar as encomendas”, explica, Ronan Hudson, diretor comercial da empresa.

Entre os modelos de veículos mais utilizados estão os utilitários Fiat Fiorino Furgão, Fiat Strada Furgão e Fiat Ducato, e os caminhões e carretas, Mercedes-Benz Accelo 915C e Axor 1833.

A Via Varejo, que reúne as gigantes Ponto Frio e Casas Bahia, conta com uma frota própria de 600 veículos em operação. Cerca de 90% da operação de distribuição é realizada por terceiros, o que compreende a utilização de aproximadamente 2.200 veículos, divididos em utilitários leves, 3/4, Toco, Truck e Carreta.

Edison Sales Junior, Diretor Geral de Transportes do GPA (Grupo Pão de Aúcar) conta que o setor mantém 80 transportadoras ligadas à operação de Multivarejo (empresa de varejo alimentar do GPA, responsável pelas marcas Extra, Minimercado Extra, Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar), com um número de veículos variado, conforme a demanda. São feitas cerca de 1.400 entregas por dia em todo o país para abastecer mais de 600 lojas.

“Toda a frota GPA Multivarejo é terceirizada, sendo 58% da frota própria das transportadoras contratadas e 42% agregada pelas transportadoras contratadas. Os modelos mais usados são: carreta, truck, toco, veículos leves e VUC, todos os veículos do tipo baú, sendo divididos em frota seca e refrigerada”, explica.

Logística: a arte da distribuição

Logística: a arte da distribuição otimizada: Agregados

Contratar uma frota agregada para fazer entregas é um bom negócio, de acordo com as empresas, que são especialistas neste quesito. Além disso, o custo de operação é reduzido com a terceirização.

Apesar de ter frota própria, a JadLog contrata veículos dos seus franqueados, um braço comercial da empresa, responsável pelas vendas de serviços. “Com a rede de franquias espalhada por todos os estados, a empresa reforça sua presença nacional, atendendo todas as cidades brasileiras. A franquia realiza as coletas e entregas, percorrendo a primeira ou última milha do trajeto, sendo os grandes deslocamentos interestaduais (rodoviário ou aéreo) feitos pela franqueadora”, comenta Ronan.

A Via varejo acredita que a terceirização permite também manter os custos de distribuição (frota) compatíveis com mercado e variáveis no curto prazo. Isso acelera a adaptação da margem operacional da companhia frente às variações da demanda, além disso as preocupações da operação ficam com o contratado.

CD de Jundiaí - Via Varejo
CD de Jundiaí – Via Varejo

Antes de contratar um novo transportador, a empresa checa alguns aspectos, como saúde financeira da empresa; a capilaridade e abrangência de entrega; a estrutura operacional de atendimento; a capacidade técnica e se a empresa está em dia com as obrigações legais. Além disso, realizamos um benchmarking de qualidade de atendimento desse transportador com outros clientes do mesmo segmento.

Para o Grupo Pão de Açúcar, são diversas vantagens em se manter o transportador terceirizado, afinal, estão trabalhando com especialistas. Dessa maneira, não ficam com os custos de uma frota própria, como manutenção, compra e controle de insumos, além disso, podem trabalhar com custo variável no frete, e não precisam investir em gestão de motoristas. “Tudo isso é responsabilidade das contatadas”, diz.

O diretor afirma ainda que contratam apenas transportadoras e não agregados diretos. Os requisitos mínimos para prestar serviço de transporte para o GPA Multivarejo são: contar com frota maior de 10 veículos de baú seco e refrigerado, não ter restrição Jurídica e financeira em nome da empresa, cumprir as legislações e manter todas as operações de gestão da empresa em dia.

Distribuição no dia a dia

A logística diária das empresas é aplicada de acordo com a demanda em cada região. “Para as sazonalidades do ano o planejamento é realizado com pelo menos 5 meses de antecedência, e realizamos a revisão da frota semestralmente para adequação dos tipos de veículos que atenderão as operações”, explica o diretor da Via Varejo.

O diretor da GPA explica que diariamente os sistemas apoiam na montagem de carga e favorecem a consolidação de pedidos em um único veículo. “Isso funciona tanto para a operação de entrega aos clientes (delivery) e abastecimento de loja quanto a transferência entre Centros de Distribuição. Além disso, fazemos um trabalho diário de respeitar as capacidades de separação dos CDs”.

Cada uma das empresas conta com um ou mais centros de distribuição, sempre localizado em regiões estratégica perto de rodovias e grandes avenidas. A Sede da JadLog e seu principal centro de distribuição estão localizados no Km 18 da rodovia Anhanguera, na capital paulista. “Com área de 40 mil m², o terminal possui 70 docas de carga/descarga e pátio externo capaz de abrigar mais de 100 caminhões simultaneamente”.

Frota Jad Log
Frota Jad Log

“Contamos com 25 estruturas de armazenagem entre CDs e Entrepostos. Eles estão localizados em todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, temos um Entreposto em Tocantins. Dois aspectos são determinantes para a escolha da localização dos nossos CD’s: o primeiro é a demanda de serviço da região; o segundo está relacionado aos custos de transporte e de implantação e manutenção do CD”, complementa o diretor da Via Varejo.

Já o GPA conta com 18 centros de distribuição dedicados à operação de varejo alimentar, sendo que as entregas do tipo delivery são feitas a partir de lojas Extra e Pão de Açúcar, previamente selecionadas para isso e, que contam com uma operação dedicada para receber, selecionar e entregar os pedidos.

Custo de operação

Em relação aos custos de operação, cada empresa tem sua prioridade e estratégias. A JadLog classifica que mão de obra e transporte são os mais relevantes, por isso otimiza estes dois fatores com investimentos em tecnologia, para aumento da produtividade na triagem de encomendas e na gestão de malha.

Para a Via Varejo todos os custos são relevantes, mas os mais importantes são os que representam a maior parte do orçamento. “No caso dos CDs, estamos falando de aluguel e mão de obra. No caso de transporte é o custo de frete. O custo de aluguel é otimizado por meio de uma boa escolha para o local do CD. Já mão de obra é otimizado por meio de um trabalho forte de gestão sobre a produtividade da equipe operacional. O custo de frete é otimizado com um bom modelo tarifário (regra de pagamento de frete) que favorece baixar os custos e ter um forte trabalho aumento de produtividade no transporte”.

casas-bahia-2

Manter os veículos em perfeitas condições de rodagem é essencial por conta de segurança e também para redução de custos com quebras inesperadas. A JadLog possui oficina terceirizada interna em seu terminal de cargas principal em São Paulo, para pequenos reparos.

“Serviços de maior relevância são efetuados em oficinas também terceirizadas ou na rede de concessionárias das montadoras. Em todos os dois processos fazemos detalhado acompanhamento de custos de material e mão de obra, para obtermos os menores custos em peças certificadas”, explica Ronan.

Como a Via Varejo tem frota própria apenas em SP e no RJ, mas a oficina própria é apenas em SP, no RJ este serviço é terceirizado. “Compramos peças direto do distribuidor. Devido à quantidade de veículos e ao tamanho da operação em SP, ter uma oficina própria nesse estado é justificável, devido ao baixo custo, prazo e qualidade do serviço de manutenção executado”, completa.

Já o Grupo Pão de Açúcar, explica que a manutenção dos veículos é feita pelas transportadoras contratadas, com acompanhamento feito de perto em relação a manutenção, higiene, e renovação da frota destinada ao transporte de produtos do grupo.

Podemos dizer que para transportadoras e para empresas que usam transportes, a logística e os processos de gestão são fundamentais para o sucesso do negócio. Desde a administração passando pelas pessoas envolvidas até o armazenamento dos produtos e gerenciamento das operações e monitoramento da entrega e recebimento formam uma cadeia que levam benefícios para todos.

https://www.revistafreteurbano.com.br/materia-de-capa/vucs-transportam-nas-estradas-edicoes-anteriores/

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