Manutenção em primeiro lugar

Manutenção em primeiro lugar

Posted by: Carolina Vilanova
Em: 23/10/2015

Hits: 5

Feira de autopeças traz as novidades do setor de reposição e reparação veicular. Tudo o que tem de mais avançado em peças, equipamentos, ferramentas e serviços para deixar nossos veículos com a manutenção em dia

Texto: Carolina Vilanova | Fotos: Edinho Paiva

Se as vendas de veículos novos estão caindo, nada mais justo que se cuide melhor dos que já está rodando por aí. E olha que a conta é grande: hoje, segundo dados do Sindipeças, a frota circulante no Brasil é de 41,5 milhões de veículos. Na teoria, que a manutenção preventiva foi, é e sempre será a melhor solução todo mundo sabe.

Mas na prática, não é bem assim que acontece, ainda se vê veículo quebrados pelas ruas, atrapalhando o trânsito e o que é pior: causando acidentes nas estradas. Mas hoje as oficinas estão bem preparadas para atender a essa imensa frota que invade nosso país, com peças de boa qualidade e ferramentas que garantem a excelência do serviço de manutenção e reparo. E tudo isso foi visto na 12ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), o maior evento de reparação da América do Sul, realizado entre os dias 7 e 11 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP.

E esse mercado, que faz a reposição das peças usadas por novas, está em alta, de acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) o setor movimentou em 2014 cerca de R$ 105,84 bilhões. Porém, as autoridades do setor acreditam que esse número poderia ser melhor, se fossem instauradas as inspeções ambiental e de segurança nos veículos como obrigatoriedade para licenciamento. Sem contar os benefícios que trazem ao meio ambiente, à saúde da população e para a mobilidade nas cidades e estradas de uma maneira geral.

automec-4

A feira

A Automec continua cumprindo muito bem seu papel de apresentar as mais novas tecnologias disponíveis ao reparador, além das tendências desse mercado tão importante para a sociedade de um modo geral. Nesta edição, mais de 1200 marcas participaram do evento como expositores, e muita, mas muita gente circulava pelos corredores do pavilhão, repletos de novidades e conhecimento para o profissional do setor.

automec-2

Entre as empresas que participaram como expositoras estavam Affinia, Bosch, BorgWarner, Continental, Dayco / Nytron, Delphi, Dunlop, Elring Klinger, Federal Mogul, Freudenberg Filtros, Gates, Grupo Randon, Keko Acessó- rios, KSPG, Magneti Marelli, MTE-Thomson, NGK, OCAP, Reflex & Allen, Sabó, Saint-Gobain Sekurit, Schaeffler, Taranto, Tecfil, Teneco Monroe, TMD Cobreq, Valeo, Zen, ZF Sachs entre outras. Já se tornou tradição: tecnologia não só nos produtos, mas também em como apresentá-los ao público, atrações, palestras e workshops e elas, as mulheres bonitas, sempre com sorriso no rosto e prontas para tirar uma “selfie” com os visitantes.

De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, o público que ultrapassou a barreira dos 70 mil visitantes, vindos de 31 países. A feira tem apoio do Sindipeças e co-apoio da Andap/Sicap, Sindirepa-SP e Sincopeças-SP. Uma das novidades deste ano foi a Oficina Modelo, que simula com fidelidade como funciona um centro de reparação com toda tecnologia e qualidade disponível nos dias de hoje. Lá, o público vai acompanhar demonstrações práticas e teóricas de como aproveitar os principais lançamentos para reparação automotiva. Sempre tendo em foco a sustentabilidade, a reciclagem e o reaproveitamento de peças e componentes automotivos.

automec-3Por isso, está certo que apesar dos sinais de desaquecimento da nossa economia, por conta da frota circulante, o segmento de reposição deve, sim, continuar crescendo. E pelo que vimos na Automec, temos muitas ferramentas para trabalhar, coisa de primeiro mundo. E nós, que estamos do outro lado do balcão, precisamos cuidar bem dos nossos veículos e nos conscientizarmos de que manutenção é questão de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *